PR9 - Trilho dos Canos de Água

Caracterização do Percurso

Informações Técnicas

Nome: PR 9 - Trilho dos Canos de Água
Local: Serra de Santa Luzia – Viana do Castelo
Tipo de percurso: Paisagístico / panorâmico / histórico
Distância: 10,2 Km
Duração: 3 horas
Grau de dificuldade: Baixo
Cartas militar: Folha 40
Escala: 1/25.000

Pontos Assinaláveis

Marcação no terreno: Segundo as normas da FPC, cores amarela e vermelha

Nota importante: O PP desenrola-se inteiramente em caminhos da natureza do domínio público

Descrição do Percurso

Este percurso tem início junto da Basílica de Santa Luzia, um dos ex-libris da cidade de Viana do Castelo, situado no alto do monte de Santa Luzia, de onde se desfruta de uma vista panorâmica extraordinária sobre o estuário do Rio Lima, a cidade e o oceano Atlântico.

Início do Percurso - Descida pelos Canos de Água

O percurso inicia-se em frente do templo, junto do painel referente ao percurso, que deverá ser de consulta obrigatória. Siga ao longo do muro que ladeia a estrada no sentido Norte até junto de uma casa em ruínas, local de onde parte um caminho florestal.

Desça ao longo deste caminho, sem desvios, até chegar junto dos Arcos do Fincão - dois impressionantes arcos de pedra por cima dos quais passam os históricos canos de água, captada em minas da serra que continuam ainda hoje a abastecer depósitos de Viana do Castelo.

Sistema Histórico de Abastecimento de Água

Após passar sob o primeiro arco, vire à direita no sentido Norte, seguindo o percurso por cima do cano de água. Este sistema de abastecimento remonta há mais de cinco séculos e constitui uma obra de engenharia notável, com canos formados por blocos de granito maciço interligados, trabalhosamente furados para permitir a passagem de água no seu interior.

Continue ao longo do percurso, observando a construção destes canos sob denso arvoredo, até encontrar uma pequena "casinha da água". Existe aqui um desvio para a direita que permite visitar uma antiga mina de água rasgada na rocha.

Subida para S. Mamede

Após ligeira subida, cruzará um estradão e continuará sobre o cano até atingir um novo estradão, junto de um pequeno pontão sobre um ribeiro. Neste local poderá ver, abaixo à esquerda, as ruínas da Azenha Velha e, em tempo de chuva, uma bela queda de água.

Siga pelo estradão no sentido Norte até atingir a estrada em alcatrão, seguindo pela direita até chegar ao pequeno mas castiço lugar de S. Mamede, que pertence à freguesia de Areosa. Aqui encontrará uma pequena capela onde, nos dias 29 e 30 de Agosto, se celebra a tradicional Festa do Mel.

Aldeia Velha de S. Mamede

Continue ao longo da estrada, atravesse o lugar e descenda para atravessar um pequeno pontão sobre um ribeiro. Siga entre muros até junto das ruínas que indicam o local da Aldeia Velha, origem do povoado de S. Mamede.

Este local, muito pouco conhecido até pelos locais, apresenta ruínas de uma antiga capela e diversas casas, algumas de dimensão apreciável, agora totalmente degradadas. Supõe-se ter sido este local um retiro de monges.

Alto do Frade - Casa do Radar

O percurso prossegue através de estradões em terra batida, passando junto do marco geodésico da "Bouça do Frade" até chegar ao Alto do Frade. Aqui encontrará um edifício abandonado onde esteve para ser instalado um posto de controle aéreo durante a 2ª Grande Guerra - a Casa do Radar (também conhecida localmente como "casinha dos aviões").

Deste ponto poderá desfrutar de uma vista panorâmica excepcional sobre a cidade de Viana do Castelo e o vale do Rio Lima.

Descida e Miradouro da Carreira de Tiro

O estradão desce de forma mais acentuada, sempre entre denso arvoredo, até atingir novamente a estrada de alcatrão. Mais à frente, junto a uma bifurcação, vire à direita seguindo um caminho em terra até à casa florestal da Carreira de Tiro, local onde existe um miradouro com vista sobre o mar e as veigas da Areosa.

Citânia de Santa Luzia

O percurso segue agora ao longo da estrada em alcatrão, passando junto ao edifício da carreira de tiro. Mais à frente, abandone a estrada e siga um trilho assinalado para a direita que o levará até à torre do depósito de água para a cidade.

Desça depois à estrada principal calcetada, virando à esquerda e passando junto da Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente por "Cidade Velha". Este é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e sem dúvida um dos mais importantes para o estudo da proto-história e romanização no Alto-Minho.

Continue em frente até chegar à zona do templo, final deste percurso.

Pontos de Interesse

1. Basílica de Santa Luzia

Situada no alto do monte de Santa Luzia, a basílica é o ex-libris da cidade de Viana do Castelo. Edificada nos alvores do século XX (aberta ao culto em 1926, mas só concluída em 1943), é um excelente exemplo de arquitetura revivalista.

Obra de mestres vianenses, inclui o risco do grande arquiteto Ventura Terra e o hábil cinzel de Emílio Lima. Se não sofrer de vertigens, não hesite em subir ao zimbório no interior da basílica, de onde terá uma visão assombrosa de toda a região.

2. Arcos do Fincão

Estes arcos fazem parte de um complexo sistema de abastecimento da cidade de Viana do Castelo. A água era captada em diversas minas do monte de Santa Luzia e encaminhada em canalizações de pedra até aos depósitos de abastecimento da cidade.

Curiosa é a construção dos canos de água, formados por blocos de granito maciço interligados, trabalhosamente furados para permitir a passagem de água no seu interior. A limpeza destes canos é ainda hoje feita por orifícios de acesso na sua parte superior.

3. Lugar de S. Mamede

S. Mamede é um pequeno lugar da freguesia da Areosa, situado na vertente da Serra de Santa Luzia. Nos dias 29 e 30 de Agosto celebra-se, na sua pequena capela, a Festa do Mel, produto de elevada qualidade localmente produzido.

4. Aldeia Velha de S. Mamede

Muito pouco conhecida, até pelos locais, terá sido a aldeia original de S. Mamede. Ainda apresenta ruínas de uma capela e diversas casas, algumas delas de dimensão apreciável, agora totalmente degradadas. Supõe-se ter sido este local um retiro de monges.

5. Alto do Frade - Casa do Radar

Esta construção está situada no "Alto do Frade" - Monte de Santa Luzia. Trata-se de um edifício abandonado onde esteve para ser instalado um posto de controle aéreo durante a 2ª Grande Guerra.

Face ao términos do conflito, nunca chegou a ser utilizado, estando agora em avançado estado de degradação. Daqui poderá desfrutar de uma excelente vista panorâmica sobre a cidade de Viana e o vale do Rio Lima.

6. Miradouro da Carreira de Tiro

Situado junto da casa florestal da Carreira de Tiro, tem uma vista interessante para as veigas da Areosa, podendo apreciar-se o matizado do emparcelamento rural da região.

7. Citânia de Santa Luzia

A Citânia de Santa Luzia é um notável exemplar de um povoado fortificado do Noroeste Peninsular, tanto pela sua dimensão como pelo seu planeamento urbanístico.

Encontrando-se na coroa do Monte de Santa Luzia, num local geograficamente estratégico, este povoado fortificado evidencia uma ocupação contínua entre os períodos da Idade do Ferro e Romanização.

As ruínas são igualmente designadas por "Cidade Velha de Santa Luzia" e apresentam estruturas habitacionais organizadas em verdadeiros quarteirões, separados por muros e áreas de circulação bem demarcados. À semelhança de outros povoados da Idade do Ferro, apresenta uma preocupação vincadamente defensiva, com três linhas de muralhas servidas por um caminho de ronda.

Caso disponha ainda de algum tempo, não deixe de subir ao escadório, até ao zimbório da basílica, para desfrutar de uma das vistas mais belas de Portugal.