Conselhos Úteis
O pedestrianismo, ou caminhada, é tão antigo como o próprio homem. Os passeios pedestres situam-se entre o desporto e o turismo. A sua prática resume-se num caminho a percorrer, desfrutando-se de toda a natureza que o rodeia, ora descansando, ora tirando fotografias num contacto mais íntimo com o mundo animal e vegetal, sem pressas de chegar ao fim.
Na maior parte dos casos, as caminhadas não exigem grande aprendizagem nem técnicas especiais, podendo ser praticadas por pessoas de todas as idades. No entanto, para determinados tipos de percursos deverão seguir-se as indicações de um guia mais experiente e conhecedor do percurso.
Como as palavras "pressa" ou "competitividade" não deverão fazer parte do seu vocabulário, torna-se uma atividade física moderada e relaxante.
Embora o pedestrianismo seja considerado um desporto de aventura, o fator risco não deverá existir.
Equipamento
Para praticar o pedestrianismo, o equipamento necessário consiste em:
Botas - Ligeiras, de preferência impermeáveis (Gore-Tex, Simpatex, Nobuck, pele ensebada) de cano alto para proteger os tornozelos. O tamanho deverá ser ligeiramente maior do que o usado normalmente, pois ao longo do percurso os pés vão inchando.
Roupa - Cómoda e de abrigo, segundo o tempo que faça.
Meias - Deverão ser grossas de trekking, de algodão ou lã (nunca fibras sintéticas).
Calças - É também aconselhável o uso de calças folgadas e leves que facilitem os movimentos das pernas e as protejam dos ramos ou arbustos rasteiros.
Blusão - Deverá ser em forro polar ou em Polar-Tec e camisola que facilite a transpiração.
Luvas - De lã, mas de preferência impermeáveis.
Gorro ou chapéu - Para proteção da cabeça.
Impermeável - Também não será de dispensar o uso de um impermeável completo (calças e casaco) caso vá andar à chuva.
Mochila - Deverá ser leve e pequena, de 30 a 50 litros de capacidade, para o transporte de alguma roupa suplementar, água e produtos alimentares, e também dos mapas e roteiros.
Cantil - De alumínio ou plástico.
"Nunca te esqueças que na montanha o tempo muda repentinamente. Assim, mais vale prevenir que remediar."
Alimentação
Durante o percurso é conveniente fazer algumas pausas para comer algo sólido e também para beber. Beber é extremamente importante, mesmo que não tenha sede, a fim de evitar a desidratação. O aconselhável é beber cerca de 1 a 2 litros de água durante o dia.
Os alimentos ideais para uma longa atividade são hidratos de carbono, pois transformam-se rapidamente em energia, consumindo pouco oxigénio.
Os hidratos de carbono podem-se obter a partir de produtos como: arroz, batatas, massas, pão, bolachas e todos os alimentos à base de farinhas.
Ementa Sugerida
Para quem vai praticar pedestrianismo, sugerimos:
Alimentos sólidos: pão, marmelada, mel, doces ou compotas, queijo, chocolate, frutos secos, bolachas, fruta fresca, conservas (atum, sardinhas, salsichas).
Bebidas: leite ou iogurte líquido, água, sumos não gaseificados, chás (ice-tea) ou café.
Não recomendado: Fumar ou tomar álcool não é recomendado sob forma alguma.
"Na serra não deixe mais que pegadas, não tire mais que fotografias"