Uma noite na serra - Ver o pôr e o nascer do sol

Foto do grupo Vianatrilhos
Montagem das tendas e cozinha, ao final da tarde observar o pôr do sol, seguido de jantar convívio. De manhã bem cedo observar o nascer do sol, tomar o pequeno-almoço, desmontar as tendas, fazer uma pequena caminhada e almoço convívio num restaurante da região.

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 26-07-2025
Localização Monte de São Silvestre
Hora de início 16:00h (26-07-2025)
Hora do fim 16.00h (27-07-2025)
Tempo total 24h
Distância total 1k
Participantes 20

Mais uma, mesmo apesar do risco de incêndios nesta época do ano, como vem sendo já habitual o VT levou a efeito a atividade de “Ver o Pôr e Nascer do sol” no alto de uma serra.

O local escolhido foi novamente o Monte de S. Silvestre em Cardielos, belo miradouro da ribeira lima.

Pelas 16H00 do dia 26 chegamos ao alto do monte oriundos de Viana, Porto e Ponte de Lima.

Após as boas-vindas e conversas de praxe a primeira tarefa consistiu na montagem de tendas e local de cozinha. Depois foi tempo de relaxe e convívio, com o espraiar da vista sobre o vale do rio Lima.

Cerca das 20H30 já final de tarde, lá fomos monte acima até ao geodésico da serra, belo miradouro e local escolhido para a observação do “Pôr de Sol” que aconteceu cerca das  20H54, tendo o mesmo desaparecido sobre os montes de Santa Luzia e Carreço.

De volta ao acampamento, lá seguimos contornando o antigo povoado castrejo e seu amuralhamento existente.

Depois foi hora de começar a preparar o jantar, mais uma vez confecionado pelas manas Maria das Dores e Conceição que nos presentearam desta vez com um Pica no Chão caseirinho, não tendo faltado deliciosas entradas e sobremesas e mesmo toalhas de pano.

Tudo decorreu de forma excelente em amena cavaqueira, prolongando-se até perto da meia-noite. Desta vez não pudemos assistir ao fogo de artificio das festas de Perre pois que devido à época de fogos o mesmo foi proibido. Depois foi hora de recolher às tendas para o merecido descanso.

Cerca das 06H00 soou o apito de despertar pois era chegada a hora de ver o “Nascer do sol”. Com as caras ainda ensonadas, lá fomos mais uma vez subindo ao longo do escadório que nos conduziu até junto da estátua de S. Silvestre onde nos esperava a companheira Sandrine, local escolhido para ver cerca das 06H26 o astro rei brindar-nos com a potência dos seus raios surgindo por detrás do contorno das serranias. Desta vez o sol presenteou-nos não com toda a sua intensidade, devido ao fumo dos fogos, mas mesmo assim proporcionando belos registos fotográficos.

Regressados ao local de acampamento foi tempo de se tomar o pequeno-almoço e findo este começar a desmontar as tendas e todo o acampamento.

Cerca das 09H30 já com tudo arrumado e local limpo, rumamos nas viaturas até ao parque de estacionamento do restaurante Rio Lima onde nos esperavam já o Simplício e Júlia que se juntaram connosco para realizar a caminhada.

Cerca das 09H45 iniciamos a pequena caminhada descendo através de caminhos rurais até beira-rio onde pudemos observar as obras da nova ponte em construção sobre o rio Lima.

Continuando, agora já com o sol a aquecer e de que maneira, seguimos na esperança de tomar um refresco no  Didu Bar, mas o mesmo infelizmente encontrava-se fechado. Mesmo assim e aproveitando a sombra das árvores do parque aí existente junto ao rio Lima, fizemos um descanso, e aqui também se juntaram a nós as companheiras Fernanda Querido, Laura e sua irmã Zita. Chegada a hora abandonamos o rio caminhando por entre o casario fomos até ao local de final de percurso e do almoço convívio a realizar no restaurante Rio lima em Cardielos. Aqui já nos esperavam o M. Abreu e a Ana.

O almoço previamente tratado decorreu de forma agradável em plena confraternização.

Cerca das 15H30 após as despedidas fez-se o regresso a casa.

Como nota final, julgo ter valido a pena mais uma vez se ter realizado esta atividade.

De minha parte decorrendo tudo normalmente espero voltar em meados de setembro.

Miguel Moreira Vianatrilhos