Percurso circular, com inicio na Igreja de Cousso, Melgaço. Por caminhos rurais descemos até ao Rio Mouro, e de seguida acompanhamos o rio, onde antes do inicio da subida para o Lugar de Cela, o atravessamos na ponte suspensa existente no local. Chegados a Cela, à Capela da Senhora da Boa Morte, fizemos uma paragem de almoço e daqui através dos passadiços existentes, por entre montanhas e vales avistamos a cascata da Senhora da Vista e a sua capela escondida entre as vegatação e as escarpas da montanha. Regressamos ao ponto de partida, novamente pelos passadiços e por estrada asfaltada, o que, devido ao muito calor que se fazia sentir, tornou a parte final do percuso um pouco penosa.
Depois de nos concentrarmos todos na freguesia de Cousso - Melgaço, iniciámos o nosso percurso por esta aldeia histórica com raízes profundas na cultura e história local, região encantadora e digna de visita que nos proporcionou uma maravilhosa experiência.
Características do Trilho
Ao longo deste percurso pedestre, entrámos em contacto com a natureza de uma beleza inigualável com uma densa vegetação numa mistura de cores que nos fazem sonhar.
Este trilho segue ao longo do Rio Mouro, que nos delicia com os seus vales verdejantes onde podemos encontrar:
Várias pontes (uma delas suspensa que desafia os mais temerosos)
Caminhos de trilho bem marcados e bem cuidados
Pequenas cascatas e piscinas naturais
Paragem em Cela
Chegados à aldeia de Cela, fizemos a paragem para almoço à sombra das árvores existentes no adro da Capela da Senhora da Boa Morte.
Passadiços de Cela
Depois de almoçados e descansados, fomos conhecer os passadiços da aldeia de Cela que, por entre montanhas e vales, nos levaram à Capela da Senhora da Vista.
Desafios do Percurso
Algumas partes deste trilho foram um pouco cansativas e desafiadoras, exigindo um cuidado extra pois tinha muitas subidas. Como o dia estava quente, tornou a caminhada um pouco mais cansativa. No entanto, todos finalizámos com alegria e boa disposição, que é o que identifica e caracteriza este nosso grupo.
Lanche Final em Pias
Finalizado o percurso, seguimos para a aldeia de Pias para terminarmos em grande com o já tradicional lanche, desta vez no restaurante "O Encontro", famoso pelo acolhimento dos seus proprietários e pela sua típica gastronomia.
Especialidade da Casa
O restaurante é dedicado à preservação e promoção de um prato tradicional da região de Melgaço conhecido como "Foda à moda de Monção". Este delicioso prato é preparado com carne de cordeiro ou borrego e é uma especialidade culinária desta região, atraindo muitos apreciadores de boa comida.
O Nosso Menu
Aqui o grupo não provou este manjar, mas fomos agraciados com:
Arroz de feijão com orelha de porco e espigos
Bacalhau frito e panados
Regados com um bom vinho verde da região
Como não podia faltar, a sobremesa foi uma bela e dourada rabanada assada no forno, de "lamber os beicinhos".
Momentos Especiais
Vitória de Portugal
Para completar este maravilhoso manjar, tivemos a alegria de ver Portugal ganhar por 3-0 à Turquia. Força Portugal, estamos contigo!
Aniversário da Mel
Ah..., já me ia esquecendo: cantámos os parabéns à nossa companheira de viagem de quatro patas "MEL", a cadelinha da Anita e do Abreu, que fazia anos e nos trouxe champanhe para um brinde à sua saúde e dos seus donos também.
Ausências Justificadas
Sentimos a falta de alguns elementos do grupo, mas foi por uma boa causa. Parabéns aos avós Rita Bettencourt e Carlos Carvalhido pelo seu lindo netinho.
Reflexão Final
Todos nós desempenhamos um papel crucial de união, de apoio, de interajuda e de partilha, que é o que mais caracteriza este grupo "Vianatrilhos". Mais uma vez estou muito grata por fazer parte dele.
Juntos fazemos coisas incríveis, superamos desafios, alcançamos objetivos, sempre com muito entusiasmo e muita determinação. Juntos mostramos que somos capazes de realizar coisas maravilhosas.
Que possamos continuar caminhando lado a lado, alcançando novos desafios, descobrindo novos trilhos e celebrando sempre estas conquistas.