Trilho nas Fragas do Eume

Foto do grupo Vianatrilhos
Percurso linar, com inicio no Parque de estacionamento, perto da Antiga Central Hidroelétrica da Ventureira. Por estrada de asfalto, passamos esta central, agora denominada Central hidroelétrica do Eume. Depois entramos na floresta por trilho e pelo lado esquerdo do rio Eume, chegamos à Ponte de Sta.Cristina.Aqui atravessamos o rio para a sua margem direita, e sempre por triho, chegamos à Foz do Rio Sesin.Continuamos junto a este ribeiro, até uma ponte medieval.Daqui foi um instante até ao Mosteiro de S. Xoan de Caaveiro. A partir daqui retormamos novamente à Ponte de Sta. Cristina e passando novamente o rio Eume para a sua margem esquerda, e, por estada asfaltada, chegamos ao fim desta caminhada, junto ao Centro de Interpretação da Parque Natural das Fragas do Eume.

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 06-04-2024
Localização Corunha
Hora de início 12:30
Hora do fim 17:43
Tempo total 5h 13m
Velocidade média 2,8 km/h
Distância total 14,42 km
Participantes 48
Wikiloc Ver percurso no Wikiloc

Partida

Eram 6h45 e já todos estávamos reunidos à porta do Café Vitral para mais uma aventura Viana Trilhos, desta feita por terras da Corunha. Conforme estipulado, às 7h da manhã partimos rumo às Fragas do Eume, onde chegámos por volta das 12h30 (hora local), depois de uma pequena paragem técnica para pequeno-almoço e outras necessidades.

Condições Meteorológicas

Apesar das previsões de chuva, o São Pedro foi nosso amigo e proporcionou-nos um dia agradável para caminhar.

Características do Percurso

O nosso percurso teve:

  • Início: junto à Antiga Central Hidroelétrica da Ventureira
  • Final: junto ao Centro de Interpretação do Eume
  • Duração: 5 horas
  • Distância: 13 km
  • Participantes: 47 caminheiros e 1 ciclista

Desenvolvimento do Trilho

Primeira Parte

A primeira parte do percurso decorreu por trilhos de terra batida e enlameada, sempre junto ao Rio Eume, onde os diversos tons de verde e as árvores envolventes faziam lembrar um bosque encantado.

Mosteiro de Caaveiro

Chegados à ponte de Santa Cristina, fizemos um pequeno desvio até ao Mosteiro de Caaveiro, atualmente recuperado e visitável, onde fizemos uma paragem para almoço e respetiva foto de grupo.

Segunda Parte

A segunda parte do percurso decorreu por estrada asfaltada, sempre tendo por companhia o Rio Eume.

Final da Caminhada

Já no final da caminhada, fomos brindados com alguma chuva, o que fez os mais atrasados acelerarem o passo para chegarem ao autocarro.

Alojamento na Corunha

Finda a caminhada, fizemos a viagem de autocarro até à cidade da Corunha, onde ficámos excelentemente alojados no Hotel Eurostar Cidade da Corunha.

Atividades Vespertinas

Com banho tomado e enquanto aguardávamos a hora de jantar, foi tempo de uma pequena caminhada para visitar a Torre de Hércules e mais alguns monumentos ali próximos.

Depois de um excelente jantar, alguns caminheiros ainda se aventuraram num pequeno passeio noturno, mas em breve regressaram às comodidades do hotel, até porque no dia seguinte havia nova aventura.

Lúcia Melo Vianatrilhos