Percurso circular, com inicio na Capela de Sta Tecla em Antas, Esposende. Por caminho rural chegamos ao Rio Neiva e passamos o mesmo pela Ponte do Sebastião. Depois quase sempre a subir moderadamente, passamos no Castro de Moldes e continuamos até ao marco geodésico da Guilheta. A partir daqui quase sempre a descer chegamos novamente até às margens do Rio Neiva. desviamo-nos um pouco deste para circundar a Fábrica da Resina e passar a estrada N 13. Por caminho florestal e passando por baixo da A28, chegamos novamente ao Rio Neiva e sempre junto a este, fomos até à Azenha do Grilo. A partir daqui voltamos pelo mesmo percurso até à Azenha do Minante, passando o rio por um pontão em pedra. Mais um pouco chegamos novamente à estrada N 13 e novamente para junto do Rio Neiva. Aqui fizemos um pequeno percurso do Caminho da Costa a Santiago.Mais um pouco e chegamos ao local de início desta caminhada.
O percurso é circular e teve como ponto de partida a Capela de Santa Tecla, junto ao rio Neiva, em Antas, Esposende.
Início do Trilho
Logo no início passámos pela Azenha do Sebastião ou Azenha Branca e, após cruzarmos o rio através do pontão, encontrámos a Azenha do Patudo junto à Pesqueira de Moldes.
Subida ao Alto da Guilheta
Em seguida abandonámos o rio para subirmos até ao marco geodésico do Alto da Guilheta, encontrando pelo caminho:
As ruínas do Castro de Moldes
A escultura do Santo Condestável, evocativa da passagem das respetivas relíquias pelo local em 1961
Do alto da Guilheta admirámos uma magnífica paisagem e visitámos a pequena Capela do Senhor dos Emigrantes.
Regresso ao Rio Neiva
De volta ao rio Neiva e caminhando pela sua margem direita, alcançámos a Azenha da Ponte, junto à EN13. Após passagem sob a A28, passámos junto ao Pontão do Minante.
Continuando a acompanhar o Rio Neiva, mais à frente encontrámos a bonita praia fluvial anexa à Azenha do Grilo e a uma bela queda de água. Nesse bonito cenário procedeu-se ao "reabastecimento".
Caminho de Santiago
De regresso ao Pontão do Minante, passámos para a margem esquerda do Neiva e continuámos junto ao rio, seguindo o excerto do Caminho de Santiago que passa pelo Engenho do Liazar e pela Azenha do Castelo ou do Caseiro, onde se encontra um marco dedicado aos peregrinos.
Final do Percurso
Finalmente regressámos à Azenha do Sebastião e à Capela de Santa Tecla, onde terminámos o percurso quando eram cerca das 15:00 horas.
Participantes
Participaram na atividade:
32 caminheiros
1 ciclista
2 alegres e afáveis "patudas"
Convívio e Batismo
No final houve o habitual convívio na Casa de Pasto "A Portelinha". Aqui, como manda a tradição, foi o momento do batismo de uma nova caminheira, de seu nome Maria Sameiro, que agora se juntou ao grupo.
Cerimónia de Batismo
Ao som da ladainha:
"Amigo/a e companheiro/a Tu que vieste até nós E que pela primeira vez partilhas a nossa companhia, serás um dos nossos. Assim te batizamos 'Companheiro Viana Trilhos', Oferecendo-te do nosso néctar clamando: 'Arriuporum botaabaixorum'
Amén!"
Foi saudada por todos os companheiros, tendo como padrinhos o Rego e a Manuela.