Ver o Pôr e o Nascer do Sol no Monte S. Silvestre

Foto do grupo Vianatrilhos
Percurso circular, com início na Igreja Paroquial de Cardielos, fomos seguindo pela antiga linha Vale do Lima até S. Salvador da Torre. Aqui derivamos para junto do Rio Lima, seguindo o mesmo durante cerca de dois quilómetros.Depois por entre o casario de Cardielos voltamos ao local de início.

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 29-07-2023
Localização Cardielos
Hora de início 09:30
Hora do fim 12:41
Tempo total 3h 11m
Velocidade média 5,7 km/h
Distância total 12,62 km
Participantes 22
Wikiloc Ver percurso no Wikiloc

Pela terceira vez o Vianatrilhos organizou esta atividade que cada vez parece ganhar mais entusiasmo, que pese embora a data conseguiu congregar 21 companheiros/as.

Pelas 16H00 da tarde do dia 29 foi a hora combinada para a chegada ao alto do Monte de S. Silvestre instalado na freguesia de Cardielos, Viana do Castelo, local previamente escolhido. Estando todos presentes procedeu-se à montagem das tendas, cozinha e mesas para realização do jantar e acompanhados de um membro da confraria se fez a verificação das instalações sanitárias. A vista que do adro da capela se estende sobre o vale do rio Lima e freguesias em redor é soberba, lá bem no fundo a foz do rio.

À hora prevista, cerca das 20H15, e já com a luz do dia a cair, apanhando as marcas do trilho de S. Silvestre lá fomos monte acima até ao geodésico da serra, belo miradouro e local escolhido para vermos o Pôr do sol, que se mostrou disponível presenteando-nos com belos momentos até desaparecer por trás do templo de Santa Luzia. Regressados ao local de acampamento foi tempo de preparar o jantar com as irmãs Conceição e Maria das Dores a orientar. À luz das lanternas em amena cavaqueira o tempo foi passando e cerca das 00H30, instalados num pequeno miradouro anexo lá vimos o atirar do fogo de artificio das festas de Perre e outras ao longo do vale. Depois foi o recolher às tendas para o merecido descanso. Azar nosso pois até cerca das 05H00 da manhã foi um martelar de música da pesada de alguma festa na zona, paciência. Pelas 06H00 tocou o assobio, era chegada a hora de ver nascer o Sol, para isso estávamos aqui. Todos se levantaram e ainda estremunhados lá fomos novamente monte acima até ao local previamente escolhido para vermos o astro rei a aparecer lá ao fundo por detrás das serras, iluminando o vale do Lima e seu casario. Conforme aumentava a sua intensidade iam-se tirando as fotos para marcar os registos do espetáculo fascinante.

Findo isto, fizemos o regresso às tendas para realizarmos o pequeno-almoço e logo de seguida começarmos a desmontar o Regressados ao local de acampamento foi tempo de preparar o jantar com as irmãs Conceição e Maria das Dores a orientar. Há luz das lanternas em amena cavaqueira o tempo foi passando e cerca das 00H30, instalados num pequeno miradouro anexo lá vimos o atirar do fogo de artificio das festas de Perre e outras ao longo do vale. Depois foi o recolher às tendas para o merecido descanso. Azar nosso pois até cerca das 05H00 da manhã foi um martelar de música da pesada de alguma festa na zona, paciência. Pelas 06H00 tocou o assobio, era chegada a hora de ver nascer o Sol, para isso estávamos aqui.

Todos se levantaram e ainda estremunhados lá fomos novamente monte acima até ao local previamente escolhido para vermos o astro rei a aparecer lá ao fundo por detrás das serras, iluminando o vale do Lima e seu casario. Conforme aumentava a sua intensidade iam-se tirando as fotos para marcar os registos do espetáculo fascinante.

Findo isto, fizemos o regresso às tendas para realizarmos o pequeno-almoço e logo de seguida começarmos a desmontar o acampamento. Tendas arrumadas e tudo metido nas viaturas, rumamos até junto da Igreja Paroquial de Cardielos para realizar a caminhada prevista. O trilho escolhido foi em parte do Trilho de S. Silvestre e também outra parte por nós escolhida, levando-nos hora por entre o casario da freguesia e margens do rio Lima, terminando novamente junto da igreja era cerca das 12H00.

Ainda faltava o almoço/convívio que se realizou no restaurante Casa da Avó em Serreleis, local simpático e que decorreu de maneira excelente. Findo o almoço cerca das 15H00 fez-se o regresso a casa. Como nota final, julgo ter valido a pena se ter realizado esta atividade, eu gostei.

Até Setembro VT

Miguel Moreira Vianatrilhos