Trilho da Montanha Sagrada

Foto do grupo Vianatrilhos
Percurso circular que tem início no centro da Montaria segue pelo viveiro florestal, onde atravessamos o rio Âncora e sobe em direção ao ponto mais alto da Serra d’Arga, passando na Fonte da Urze, nascente de água que dá origem ao rio Âncora. Depois da apreciar as vistas da Senhora do Minho o regresso é feito pela “Porta da Vila”.

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 20-06-2020
Localização Serra d'Arga
Hora de início 09:45
Hora do fim 16:30
Distância total 19,5 km
Participantes 11

Desafiados pelo Cocas, alguns corajosos decidiram atacar a Serra de Arga, no desafiante Trilho da Montanha Sagrada, que embora não sendo de dificuldade elevada, pôs à prova a capacidade de resistência dos participantes já que percorremos uma distância de 20 km, sendo que cerca de 14 foram sempre em subida e para alguns tratava-se da primeira caminha pós-confinamento.

Partimos do centro de São Lourenço, por volta das 9.30 horas, depois da fotografia da praxe (entenda-se com alguns mascarados, outros nem tanto) em direcção ao viveiro, onde seguimos o trilho dos romeiros a São João de Arga.

Chegados ao alto, e depois de uma breve pausa para café, continuamos em direcção à Senhora do Minho, onde paramos para almoçar e descansar.

Retomada a caminhada, sem incidentes retornamos a São Lourenço, onde chegamos por volta das 16.30H.

Como há hábitos que não se perdem, mas tendo em atenção o cumprimento das regras de segurança e distanciamento impostas por esta nova realidade do COVID, por unanimidade decidimos retemperar forças com alguns comes e bebes num bar instalado no Parque de Merendas de São João, em Amonde, numa agradável esplanada instalada junto ao Rio.

De referir que os rojões estavam de comer e chorar por mais…

Lúcia Melo Vianatrilhos