20º Aniversário da Vianatrilhos
A concentração estava marcada junto da ponte metálica de Eiffel, que com os seus 140 anos substituiu a antiga ponte de madeira que partia do terreiro de S. Bento e terminava junto da da capelinha de S. Lourenço, antiga estrada Real.
Aguardava-nos o nosso amigo e investigador Dr. Francisco Carneiro Fernandes, que nos deu a conhecer meio milénio de história de Viana do Castelo através dos azulejos do seu centro histórico.
Começamos a observação da azulejaria junto ao café Girassol, tirando-se a foto de grupo junto da estátua de Viana e continuamos pela alameda João Alves Cerqueira até à igreja de S. Domingos, o mais majestoso dos templos quinhentistas da cidade, que subsiste do grandioso e extinto convento de Santa Cruz.
Continuamos pela rua de S. Sebastião, Av. dos Combatentes, até à Praça da República, antigo Campo do Forno e Praça da Rainha, ex-libris quinhentista de Viana do Castelo, finalmente despojada da estátua do Caramuru, que tanto a desfeava.
Tempo de pausa para apreciar a decoração festiva da Praça e espreitar o Feirão, com a venda de produtos gastronómicos regionais e a feira de Artesanato e Manualidades, junto aos arcos da antiga Câmara Municipal.
O ponto alto foi na igreja da Misericórdia, excelente exemplar da arquitetura barroca, imponente nos seus retábulos de talha dourada e paredes inteiramente revestidas de azulejos da autoria da casa Bernardes.
Como nos esclareceu o orador, foi uma breve viagem pelos azulejos do tardo-Românico e Gótico ao Plateresco com sabor Manuelino, do Maneirismo ao Barroco Nacional e Joanino, do Rococó e Neoclassicismo ao Revivalismo Romântico e Ecletismo ao Modernismo e novas propostas da contemporaneidade”.
Agradecemos ao Dr. Francisco Carneiro Fernandes a eloquente exposição sobre o que nos ensinou sobre a história desta Viana da Foz do Lima, nomeadamente azulejaria, talha dourada, pedras de armas, brasões e esquecidas histórias do velho burgo.
Foi um prazer ouvi-lo.
A celebração do 20º Aniversário decorreu com pompa e circunstância no Restaurante Vianinha em Santa Marta de Portuzelo, com a presença de cerca de 90 convivas, que se juntaram nesta festividade.
Vinte anos é já uma vida, feita com muita perseverança, alegria e essencialmente camaradagem. Como em tudo, houve muitos momentos altos mas também contrariedades que a força do grupo soube sempre superar, levando por diante esta atividade que todos amamos.
Saudade dos que já partiram, tristeza pelos que não puderam continuar, mas alegria pelos que se mantiveram e especialmente pelos que se foram juntando ao longo desta longa caminhada.
Mas a animação foi o prato forte, com destaque para o conjunto musical da Escola de Música de Nª Srª de Fátima, passagem de vídeo alusivo ao já longo historial do grupo e à distribuição final de lembranças personalizadas aos caminheiros veteranos e aos restantes presentes.
Os nossos maiores agradecimentos ao Dr. Francisco Carneiro Fernandes, que teve papel fundamental no percurso cultural da parte da manhã e ao grupo da Escola de Música de Nª Srª de Fátima que teve a animação musical a seu cargo e que muito contribuíram para o ritmo e sucesso desta nossa festa de aniversário.
A todos, o nosso muito obrigado.
Galeria de Fotos
182 fotos