Dados do percurso
Informação sobre os aspetos mais significativos
| Data | 15-02-2014 |
|---|---|
| Localização | Redondela |
| Participantes | 29 |
Informação sobre os aspetos mais significativos
| Data | 15-02-2014 |
|---|---|
| Localização | Redondela |
| Participantes | 29 |
Passavam poucos minutos das 8 horas quando o autocarro que transportava o grupo saíu de Viana, rumo a Vigo, com condições atmosféricas pouco animadoras, para percorrer a “Ruta da Auga”, entre aquele cidade e Redondela, juntamente com os nossos amigos do Grupo Andainas de Rías Baixas, que nos guiaram e trataram da necessária logística.
Chegados a Vigo juntámo-nos aos nossos amigos no local previamente combinado.
Depois dos cumprimentos da praxe e ingestão de um café por parte de alguns eram cerca de 10 horas quando, à volta de 40 caminheiros espanhóis e portugueses, iniciamos a caminhada. Logo de início tivemos que suportar alguns aguaceiros de fraca intensidade, o que não augurava nada de bom. Contudo, o tempo foi melhorando e acabamos o percurso sem problemas.
A caminhada desenrolou-se pelo percurso por onde corre a água canalizada desde Eiras para consumo da cidade de Vigo.
O trajecto de valor ecológico e natural proporciona magníficas vistas sobre a Ria de Vigo, podendo divisar-se as plataformas de criação de marisco, as ilhas Cies e a Ilha de S. Simão que, ao longo da sua história albergou mosteiro, leprosaria, casa para crianças órfãs e, em tempos menos recuados foi campo de concentração e extermínio de adversários políticos do franquismo, durante a guerra civil de Espanha.
Pena foi que o tempo não se apresentasse aberto para se tirar melhor partido da paisagem.
A certa altura, no fim da manhã, fizemos uma pequena paragem junto duma bonita cascata de água, para meter um “bucha” e tirar a habitual fotografia de grupo.
Chegados a Redondela, todos de saúde e bem dispostos, entramos no autocarro que aí nos esperava e dirigimo-nos ao Restaurante Casas, bem próximo da cidade, onde os amigos do Grupo Andainas tinham encomendado almoço para todos.
O almoço serviu, como não podia deixar de ser, para todos convivermos em ambiente de sã camaradagem, entre portugueses e espanhóis. No final do almoço os grupos trocaram recordações alusivas ao intercâmbio.
Os Andainas ofereceram ao Viana Trilhos uma estatueta, simbolizando a amizade e o Viana Trilhos ofereceu um prato de louça regional de Viana. De seguida regressamos a Viana. Estava cumprida mais uma boa iniciativa.
Um Bom Ano de 2014 para todos!
67 fotos