De Carreço a Santa Luzia

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 09-11-2013
Localização Carreço
Distância total 19.9 km
Participantes 39

As previsões do estado do tempo saíram completamente furadas!

Contávamos com um dia de sol... mas afinal choveu quase todo o dia... e o nevoeiro nunca levantou!

Isto comprometeu decididamente esta atividade nas terras de Carreço, já que um dos seus principais atributos é precisamente as lindíssimas vistas, que os seus miradouros proporcionam aos visitantes.

E desta vez eramos 39 os participantes, que às 09:00 saíram da SIRC, desafiando as condições do tempo, que já se apresentavam bastante ameaçadoras.

Desta vez contávamos com a parceria da SIRC - Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, na sua secção dos Amigos da Chão, para levar a cabo mais esta iniciativa, revivendo as saudosas atividades pedestres, levadas a cabo por essa prestigiada entidade.

O percurso foi o do PR8 - Trilho da Chão, entretanto completamente revisto, de modo a o adequar às muitas alterações que as obras do Parque Eólico e seus acessos provocaram ao traçado original.

É com muito gosto que a Vianatrilhos se propõe associar à SIRC - Amigos da Chão, para fazer "renascer" este belo percurso, que bem merece ser reabilitado, de modo a continuar a proporcionar as atividades pedestres, para que foi homologado, em 26/07/2003, já lá vão mais de 10 anos!

Mas este fim de semana começou mal para o entusiastas presentes, em que se destacava a presença de uma representativa equipa do GARB - Grupo de Andainas Rías Baixas, pelo que lá fomos cumprindo o trajeto, com um tempo nebulado e chuvoso.

Abaixo está a descrição "oficial" do percurso, pelo que apenas faço dois apontamentos que merecem menção.

Em primeiro lugar a surpresa de termos, no local destinado ao almoço, uma equipa da SIRC, liderada pelo Moreira, que nos proporcionou o abrigo possível, com a montagem de um toldo sobre as mesas do "viveiro florestal", bem como uma deliciosa "entrada" de broa com mel e um verde branco fresquinho, que animou o grupo para o almoço volante, já que estávamos desfalecidos com o horrível estado do tempo.

Em segundo lugar merece louvor o serviço de lanche ajantarado, com que a SIRC nos voltou a contemplar, nas suas renovadas instalações. O arroz de feijão com panados e o leite creme estavam bons e fartos. As castanhas do Douro remataram uma refeição muito animada, que fez reviver muitos momentos bem passados nesta sociedade, que foi uma das associadas do Grupo de Montanhismo de Viana do Castelo, da qual conservamos as melhores recordações.

O nosso muito obrigado ao Moreira e restante equipa da SIRC e Amigos da Chão, que tão bem nos acolheram.

Bem hajam!

José Almeida Vianatrilhos