15º Aniversário

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 22-06-2013
Localização Viana do Castelo
Distância total 5 km
Participantes 72

No passado dia 22 de Junho comemorou-se o 15º aniversário, uma data significativa na história do grupo caminheiro Vianatrilhos que desde 1998 até ao presente tem sabido manter um grupo informal, em que a idade não conta e as decisões mais que democráticas, onde não há relatórios e balanços sociais e número de contribuinte. Neste dia, o Dr. Carneiro Fernandes guiou o grupo pelas ruas de Viana com a história da princesa do Lima na mão, o que foi interessante e do agrado dos caminheiros. No monte de S. Silvestre foi a confraternização à volta de uma feijoada, com bolos, vinhos e licores dos mais diversos quilates e sabores, de todos os caminheiros.

Estiveram presentes, neste momento aniversariante, entre outros, representantes da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, cuja secção de montanhismo” Amigos da Chão” pretendem dinamizar e partilhar. Excelente, bem-vindos! A Cidade Saudável da Câmara Municipal na pessoa da drª Margarida também esteve presente. Enfim, foi um regalo para todos rememorar as principais caminhadas do historial do grupo.

Não nos alongaremos muito em destaques e elogios, mas temos que anunciar os agraciados, desta vez:

A Mary Cármen e Orgando de los Reys, do grupo Andainas Rias Baixas, de Pontevedra, Filipe Barroso e Fernando Mesquita Guimarães, os indefectíveis Jorge Mota e Silvana e, ainda, a nossa caminheira Manela Rego, tesoureira do grupo, que não pode pedir a demissão. Estes foram os laureados pela sua dedicação à causa, com quem o Vianatrilhos pode contar.

Na rectaguarda, caminheiros devotados e prontos para colaborar entrelaçam os braços e materializam o convívio gastronómico, são eles: a Ana Maria, Manuela, Isabel, Abreu, Rego e os chefes Pimenta e Luís Santos, vestidos a rigor e dotados de” um saber de experiências feito”.

Resta-nos o Grupo, informal, como gosta de dizer um dos seus timoneiros, mas aqui reside a sua força. O segredo da sua longevidade estará, eventualmente, para além da informalidade, no saber, competência, cordialidade e camaradagem dos mais responsáveis e no companheirismo, por vezes exigente em situações mais complicadas, vividas na montanha.

Para o VIANATRILHOS muitos anos de vida.

Luís Gonçalves


15º. Aniversário Viana Trilhos

Companheiros (as)

Porque serei todavia o menos dotado para o fazer, mas porque também de certa forma serei visto (?) como um dos mais “responsáveis”, cabe-me assim fazer uma breve síntese neste dia.

Quando se lançou a ideia de realizar esta actividade, coincidente com o aniversário, logo veio a ideia de, e porque não, fazer com que todos aqueles que connosco algum dia já caminharam pudessem estar presentes.

E esse dia chegou e vamos tentar fazer com que seja recordado.

Em primeiro lugar quero em nome do VT agradecer a presença aqui de todos nesta realização dos 15 anos de actividade, e em especial aqueles vindos de mais longe caso da Mary Carmen e do Orgando Reys membros do Grupo Andainas Rias Baixas de Pontevedra, que não quiseram deixar de estar connosco. Também lembrar aqui o companheiro Carlos Penedo a quem os próprios primos que com ele se encontravam de férias em Vila Nova de Mil Fontes chamaram de maluco, não quis deixar de estar presente, o que muito nos sensibiliza.

  • Em seguida, agradecer também ao Mestre de cozinha Pimenta e aos seus colaboradores Rego, Luís Santos, Abreu, Isabel Soares e Ana Maria por mais uma vez terem dito presente para que encontros como este possam ter sido conseguidos (não é fácil).

  • Parece que foi há pouco tempo, mas já lá vão 15 anos é verdade, passando pelo INATEL, Amigos da Chão, Viana Cidade Saudável e outros mais, que este Grupo vai caminhando, e em que ao longo deste tempo muitos acontecimentos de vária ordem se passaram, como o falecimento de companheiros (as), que no fundo contribuíram para que cada vez mais se enraizassem boas amizades.

  • Assim e não com o propósito de louvar ou homenagear ninguém, mas querendo somente ajudar a criar momentos de certa nostalgia (e porque não?) e confraternização e sã camaradagem, vamos proceder à entrega de pequenas lembranças, criadas e desenvolvidas por membros do VT, nada de especial, mas cujo propósito terá concerteza algo de significado.

  1. Pela distância que percorreram para estar connosco, entregamos uma pequena lembrança aos companheiros Mary Carmen e Orgando do grupo Andainas Rias Baixas.

  2. Pela gentileza e prontidão com que desde a primeira hora aceitou o nosso convite para nos guiar “através do tempo pela cidade de Viana”, ao carneiro Fernandes.

  3. Pelo Companheirismo com que nos teem presenteado ao longo destes anos, e em que um dia há muitos anos, algures numa serra do Norte nos conhecemos aos companheiros Jorge Mota e Sylvana.

  4. Pela dedicação á contabilidade do VT e prontidão em retirar aos bolsos de nós alguma coisinha para que momentos como este possam ser realidade, à nossa Manuela ou “Maria” para outros.

  5. Pela dedicação desde o primeiro minuto e já lá vão 15 anos, não poderemos aqui deixar de homenagear mais um companheiro, alguém que pela sua dedicação tornou possível que hoje possamos relembrar muitos momentos já passados, e que o nome do Viana Trilhos, “Grupo Informal” mas onde se previligía a AMIZADE E COMPANHEIRISMO tenha chegado muito longe.

Já todos se aperceberam a quem nos referimos, ele é o Castro Almeida e para fazer a entrega desta lembrança chamamos o Fernando Barroso e o Mesquita autores da mesma, com a curiosidade de conter materiais dos Cornos da Fonte Fria em Pitões das Júnias.

Agora é chegada a hora de acender as velas do bolo de Aniversário , abrir o Champanhe e cantar os parabéns que serão extensíveis aos companheiros Pimenta (60 anos), Sr. Arlindo pelos seus 85 anos e Sr. Sebastião (84 anos).

Posto isto e por fim, mais uma vez faço votos para que nunca deixem de continuar, mesmo que um dia já velhinhos, mesmo com bengalas e nem que seja só por 10 metros continuem com as Vossas Caminhadas.

Obrigado a todos

Miguel Ribeiro Vianatrilhos