Santiago de Compostela - Dia VI

Foto do grupo Vianatrilhos
Caminho de Santiago realizado fora do âmbito das atividades calendarizadas do grupo Vianatrilhos, mas que nela teve papel importante, quer na preparação, quer na elevada participação.

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 10-11-2012
Localização Santiago de Compostela
Distância total 21,6 Km
Participantes 52

Deixamos a cidade de Pádron e dirigimo-nos para norte até à Colegiade de Santa Maria de Iria Flavia, sede episcopal antes da sua transferência para Santiago de Compostela.

Curiosamente, associa-se a este local os dois maiores expoentes das letras galegas - a poetisa Rosália de Castro, aqui sepultada e o Nobel Camillo José Cela aqui nascido junto à basílica.

Passada Iria Flavia seguimos mais uma vez a N550, ao longo de um quilómetro saindo depois para poente para percorrer o curioso enfiamento de aldeias - Romaris, Rueiro, Cambelas, Anteportas, Tarrío e Vilar - até chegar, de novo, junto à N550, ao magnífico Santuário da Nosa Señora da Escravitute.

Depois de passarmos pela Igreja de Santa Maria de Cruces, continuámos entre bosques até chegar à pequena povoação de Angueira de Suso descendo novamente à N 550 que percorremos, pela sua berma, durante cerca de um quilómetro. . É a última vez que encontramos esta via na Peregrinação

É em Faramello que deixamos a estrada, a pouca distância do Albergue de Teo, que é uma boa alternativa ao de Padrón. Saimos à esquerda para a Rua de Francos, atravessamos a linha ferra e por um caminho variado, ora arilo, ora frondoso, sentiremos progressivamente a aproximação de um a grande cidade, primeiro na diluição dos subúrbios, depois na descaracterização da periferia.

E assim chegamos a Milladoiro, arrabalde urbano de Santiago e local escolhido por muitos peregrinos para concluir a penúltima jornada, a fim de poderem, no dia seguinte, entrar cedo na Catedral.

Também será esse o nosso ponto final desta etapa.

José Almeida Vianatrilhos