Pelas Brandas de Travanca Cova e Cobernos

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 02-06-2012
Localização Pedrada
Distância total 7.4 km
Participantes 17

Já há muito tempo não acontecia, mas desta vez o S. Pedro entendeu não nos fazer a vontade e resolveu não permitir que mais uma vez subisse-mos ao ponto mais elevado do Alto Minho.

Pese embora vários acontecimentos, 17 foram os companheiros que decidiram comparecer para a ida à Pedrada.

Partimos da Branda da Travanca, subindo ao longo da calçada de Currais Velhos, visitando a meio da mesma a Branda de mesmo nome, agora envolta em densa vegetação.

Conforme se subia mais se notava o tempo a piorar, criando no entanto belas imagens por entre o nevoeiro que nos deixava ainda divisar povoações como Bouças Donas e Bostelinhos.

Continuamos subindo e ainda conseguimos visitar a Branda de Cova e retrocedendo um pouco a Branda de Cobernos.

Aqui já envoltos no denso nevoeiro que sobre nós passava e nada deixava divisar, e porque não havia necessidade de correr riscos, a opção acabou por ser esperar na perspectiva do mesmo abrandar.

Pese embora a audácia de alguns que queriam avançar, após longa espera na tentativa de alguma aberta que surgisse e que fez com que o corpo começa-se a arrefecer, a chuva que entretanto começou a cair acabou por finalmente fazer por abortar a tentativa de chegar à Pedrada, deixando assim para nova oportunidade.

Foi assim que já devidamente protegidos da chuva que sobre nós caía que regressamos à Travanca onde aconchegamos os estômagos.

Findo isto resolvemos percorrer o pequeno mas sempre bonito Trilho Interpretativo do Mezio, visitando ainda no final a Porta do Parque aqui instalada e cuja inauguração será já no próximo dia 10 de Julho ?

Foi porventura um dia menos conseguido, mas mais oportunidades haverá.

Esperemos pela próxima, estejam atentos.

Até breve

Miguel Moreira Vianatrilhos