Trilho dos Combatentes da Travanca

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 10-02-2007
Localização Outeiro
Distância total 16.5 km
Participantes 23

Começamos esta actividade em Cunhas, junto ao edifício de Junta de Freguesia, mesmo em frente à capela de Nª Sr.ª das Abrótegas, no lugar de Outeiro.

Tomamos o caminho dos campos de cultivo, tendo depois passado a percorrer os bosques e matas de montanha, na direcção do Alto da Travanca, onde se localiza o marco geodésico que marca o ponto mais alto deste percurso,. Com os seus 701 m de altitude.

Aí fizemos a foto de grupo, com as vistas panorâmicas sobre o Corno do Bico e Vale do Coura.

Descemos depois para o estradão florestal, continuando até aos viveiros florestais do Estado Novo, junto à casa florestal de Cerdeira, agora completamente abandonados e com evidentes sinais de degradação.

Passamos um pouco depois por Penim, fazendo pouco depois uma breve pausa na Capela de Stº Estêvão, onde metemos alguma coisa à boca.

Arrancamos logo de seguida, saindo pelas traseiras da capela para o caminho florestal, que nos levou ao lugar de Codeçal em Cerdeira, saindo dos terrenos agrícolas e penetrando nos bosques, até atingir o ribeiro, onde está assinalada a união de 2 percursos pedestres.

Aí optamos por ir ver a Cascata da Lajes Altas, local onde o Ribeiro das Poldras se precipita num profundo poço, formando uma espectacular cascata por entre a abrupta penedia.

Depois de mais uma inevitáveis fotos, voltamos ao percurso dos combatentes da Travanca, seguindo na direcção de Roriz, em Infesta, tendo finalmente rumado a sul, para acabar esta caminhada, já sob os primeiros pingos da chuva, que se abateu pouco depois sobre a região de Paredes de Coura.

O almoço de todos os convivas presentes foi feito pelas 15.00 em restaurante local, tendo o cabrito sido prato forte.

José Almeida Vianatrilhos