Marcha à Chã de Santa Luzia

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 12-11-2005
Localização Santa Luzia
Distância total 15.2 km
Participantes 37

Desta vez o S. Martinho serviu de pretexto para mais um belo passeio na Chão de Santa Luzia.

Pelas 09.00 saímos da SIRC - Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço subindo com as nossas viaturas o estradão de Carreço até ao cruzamento da Pereirada.

Com o tempo chuvoso, frio e pouco colaborante, demos início ao percurso, que nos levou aos pontos mais elevados da Chão.

Destaque a Lage do Perro do Telhado e Alto de Covas com as suas vistas sobre o mar e Vale do Rio Âncora e a magnifica paisagem do Alto do Talefe sobre os vales de Outeiro e Lima.

O regresso fez-se passando pelo Penedo da Era, onde se faz a confluência dos limites territoriais das freguesias de Areosa, Carreço, Afife e Outeiro, antigamente muito disputados, mas hoje pacíficas, memória viva de árduos trabalhos de lavoura.

Uma breve passagem pela Fonte Louça, onde nos abrigamos de nova carga de água, que nos levou a encurtar o percurso, não passando conforme previsto pelo Alto do Porqueiro, tendo regressado apressadamente às viaturas.

O dia acabou bem mais quente e seco na Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço com rojões, vinho e castanhas, já que se celebrava o S. Martinho, tendo o jantar sido abrilhantado com a actuação de um grupo local de ritmos africanos.

José Almeida Vianatrilhos