Trilho Castrejo - Castro Laboreiro

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 19-02-2005
Localização Castro Laboreiro
Distância total 20.6 km
Participantes 65

Eram 07.30 e começaram as chegar os bravos ao Vitral.

Depois dos cumprimentos da praxe, avançamos para Carreço - SIRC, onde um pequeno grupo nos aguardava, seguindo a longa caravana para Castro Laboreiro.

Aí aguardavam-nos alguns amigos galegos, que nos acompanharam em algumas das nossas recentes actividades.

Depois de uma curta concentração e contadas as cabeças, desta vez 65 caminheiros, partimos para o percurso previsto, que foi quase integralmente o Trilho Castrejo - percurso homologado PR3N, excelentemente marcado pelo Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação - CIMO.

Este percurso levou-nos de Castro Laboreiro até ao Barreiro e depois a Assureira. Em S. Brás, na sua ponte romana, tiramos a primeira foto de grupo, para continuarmos até à típica aldeia de Curveira, com as suas casas de telhados de colmo e o forno comunitário, excelentemente preservado até aos nossos dias.

Depois da ponte de Curveira foi a pausa de almoço, com a habitual partilha dos farnéis e os baptismos. Desta vez fora baptizados: Mário Martins, José Lopes, Joaquim Abreu, Laura Felgueiras, Isabel Pinto, Rui Nogueira, Alexandra Pinto, Joana Fernandes, Fátima Ferreira, Joana Sousa, Luís Flores, José Pereira e Conceição Neves.

Logo depois esperava-nos a extenuante subida para o Bico do Patelo, que venceu alguns dos participantes, levando-os a regressar um pouco mais cedo ao ponto de partida.

Os restantes continuaram, inflectindo à esquerda na direcção do Cruzeiro do Anemão, onde decidimos fazer o desvio até ao santuário da Senhora do Anemão.

O regresso foi feito pela Seara, Cainheiras e Varziela, continuando finalmente até à típica aldeia de Castro Laboreiro, onde o padre local nos facilitou a visita à igreja local.

O jantar foi no "Badalhoco" no Peso, com um magnífico bacalhau, regado cm o excelente verde local.

Foi mais uma jornada que nos enriqueceu nas terras raianas de Castro Laboreiro

José Almeida Vianatrilhos