do Sr. dos Aflitos a S. Cristovão

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 22-11-2003
Localização Felgueiras
Distância total 6 km
Participantes 5

Este percurso permite percepcionar belas paisagens, com uma transição harmónica do urbano/rural através da penetração de cunhas verdes no contexto do edificado.

As actividades agrícolas, com grande expressão da vinha e dos verdes campos de forragens, pontuada de animais em pastoreio, conferem à paisagem ribeirinha um ambiente bucólico e aprazível, típico das zonas de vale.

Surgem ainda, nas ondulações do terreno, manchas florestais introduzidas pelo homem (pinheiros e eucaliptos) e pequenos bosques marginais de vegetação autóctone (carvalhos, salgueiros e amieiros).

São ainda de referir alguns locais de interesse, como Monte de S. Cristovão com vistas panorâmicas, a Igreja Paroquial e o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos.

José Almeida Vianatrilhos