Marcha na Serra da Cabreira

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 12-04-2003
Localização Serra da Cabreira
Distância total 17 km
Participantes 22

Desta vez eram apenas 22 caminheiros que desafiaram o péssimo tempo que se abateu sobre a serra.

Os guias foram o Jorge Mota e o José Emílio, que fizeram o favor de nos dar a conhecer um dos muitos percursos da Serra da Cabreira.

Começamos em Campos e descemos até ao Rio da Laje, que cruzamos, ladeando antigas minas de volfrâmio, abundante nestas paragens.

Subimos depois, através das Carvalhas das Lamas de Urzeira na direcção do Alto do Trovão, que não chegamos a visitar, pelas más condições de visibilidade, limitando-nos a observar o belíssimo bosque de altitude, onde fizemos breve paragem.

Descemos depois um pouco até ao local do almoço, onde teve lugar uma breve refeição, limitada pelo mau tempo que se verificava, tendo também lugar a cerimónia de baptismo de 3 novos companheiros.

No meio da bruma continuamos a descida na direcção das Lamas do Curral, continuando por belíssimo bosque de carvalhos na direcção da Ribeira de Lamas, que cruzamos, subindo depois até à pequena Ermida da Senhora dos Aflitos, muito desfeada por recém colocada alpendre de alumínio.

Pouco depois cruzamos a Ribeira de Lobainças e descemos na direcção de Salto, que alcançamos pouco depois, após cruzar alguns pastos e a Ribeira de Carvalhosa.

Depois foi regressar, passando pelas Minas da Borralha, onde fizemos uma pequena pausa. Cruzamos a Ribeira do Torrão e seguimos pela EN 1025 até Padrões, onde o José Emílio nos mostrou a Central Eléctrica da Mesa do Galo.

Ainda debaixo da chuva chegamos a Campos e nos despedimos, depois de um dia cheio e bem molhado.

José Almeida Vianatrilhos