Entre a Serra e o Mar

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 24-11-2001
Localização Pinhal do Camarido
Distância total 14 km
Participantes 9

Este percurso tem início junto a entrada do Parque de Campismo do Camarido, propriedade da ORBITUR.

Trata-se de um itinerário, onde a diversidade de ecossistemas, a riqueza paisagística, bem como a elevada biodiversidade, fazem deste passeio uma actividade de grande valor ambiental, mais no que concerne a forma própria que obtemos nos diversos contactos directos com o meio natural.

Ora, partindo do Parque, caminhamos em direcção a Nascente, ou seja viramo-nos completamente para a serra. Para não caminharmos pela incómoda estrada de alcatrão é preferível seguir o percurso por um trilho marcado no solo pelos inúmeros pescadores que visitam a zona.

Assim, caminhamos junto ao rio, disfrutando de uma bela paisagem e possivelmente de uma ou outra ave graciosa que aqui se alimenta de pequenos peixes e crustáceos. Após atravessarmos a estrada N 13, seguimos em frente para continuarmos caminho pela antiga estrada nacional, pouco-a-pouco vamo-nos misturando com a vida dos bairros piscatórios de Caminha.

Passados alguns metros do apeadeiro da Srº da Agonia, viramos por um caminho empedrado que nos conduz as muralhas. Daí seguimos as placas que indicam a direcção para o Miradouro da Fraga.

Uma vez chegados ao Miradouro e retomadas as forças, continuamos a subida, seguindo uma estrada florestal que leva ao Monte de St° Antão.

Depois de caminharmos cerca de 2,5 km, chegamos a um cruzamento, até tomamos o caminho que se apresenta a nossa direita, ignoramos dois caminhos que imediatamente surgem de ambos os lados e seguimos em direcção ao mar. Começamos então a descer, de forma gradual, passamos por mais um cruzamento, o qual ignoramos, seguindo sempre em frente. Pouco depois o caminho bifurca-se, então tomamos o caminho que vai para a esquerda, subimos ligeiramente para depois voltarmos a descer pelo primeiro caminho que surge a nossa direita, seguindo sempre em frente, embrenhando-nos por inteiro numa densa floresta de coníferas resinosas.

Este caminho irá desembocar num cruzamento, de onde poderemos avistar o vale do Ancora, desde ai, seguimos um caminho em direcção a Poente, indicado por um marco de fronteira de freguesia. Passados alguns metros, surge-nos um novo cruzamento, então tomaremos um estreito caminho situado a nossa esquerda. Para não nos perdermos, basta tomar como ponto de referência o marco geodésico do Cobertorinho, pois trata-se de um ponto a alcançar.

Depois de atingirmos esse ponto que possui uma cota de 220 metros, rumamos em direcção ao mar, seguindo o caminho que se apresenta a nossa direita e que passa junto, de um posto de transformação e de uma vacaria.

Agora, é sempre a descer, próximo de um pequeno monte que ostenta uma cruz de granito virada para o mar, rumamos pelo caminho que desce a nossa direita. Novamente começamos a entrar no meio de um núcleo humano e seguimos um caminho que desce a nossa esquerda e que nos leva a estrada N 13, a qual voltamos a cruzar para nos dirigirmos ao mar e a praia de Moledo.

Desde aí poderemos escolher o percurso final para o ponto de chegada que coincide com o de partida, ora caminhamos pelo longo areal ora cruzamos o belo e conservado Pinhal do Camarido.

Miguel Moreira Vianatrilhos