Fim de Semana Brandeiro

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 03-11-2001
Localização Aveleira
Distância total 10 km
Participantes 16

A alvorada foi às 09:00, na Aveleira, seguindo-se a deslocação até à branda de S. Bento do Cando, onde nos concentramos no adro da capela, célebre pela concorrida romaria devotada ao S. Bento.

«No sitio ou veranda (branda) do Cando há uma capela da invocação de São Bento com irmandade e serve para nela se dizer missa, tendo os moradores capelão à sua custa ou dos devotos que se juntam nos dias vinte e um de Março e onze de Julho, dedicados ao mesmo glorioso Santo Patriarca e em outros dias do ano ».

Curiosa a tradição de que seria este o local, em que os namorados se refugiavam, quando os seus pais se opunham ao casamento, forçando assim a união desejada.

Daí seguimos para a branda das Buzgalinhas (Busgalinhas ou ainda Bosgalinhas),

Estas brandas (S. Bento do Cando e Buzgalinhas) foram pois espaços de uso sazonal, com uma ocupação secundária, sobretudo com os usos agrícolas e pastoris de Verão, por oposição à inverneira da Gavieira, de cariz mais permanente.

Circundando a serra continuamos para a branda da Aveleira, nosso local de concentração, onde os cozinheiros nos esperavam com um lanche ajantarado, em que foi servido odivino bacalhau "Au Feu".

José Almeida Vianatrilhos