Por trilhos da Peneda - Altar de Fé

Foto do grupo Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 20-05-2000
Localização Lamas de Mouro
Distância total 9 km
Participantes 57

Este percurso desenrolou-se ao longo de trilhos da Serra da Peneda (PNPG), com início no parque de estacionamento para autocarros, um pouco em antes do santuário para quem precede de Lamas de Mouro.

Através de uma calçada que era de servidão para carros de bois entre a Peneda e a Branda de Bouças dos Homens, lá do outro da montanha. Subindo passaremos por lugares como "Colado da Fonte", "Vidoal" e "Portas" dobrando o alto da serra (1100 m.), iniciamos a descida para a estrada de alcatrão que lá no fundo avistamos. Ao longe a Branda da Bouça dos Homens.

Fizemos a merecida pausa de almoço nas margens do Rio Pombo, onde retemperamos as forças, tendo os mais cansados ensaiado breve sono.

Tomamos depois um antigo caminho de romeiros em direcção á Senhora da Peneda, iniciando assim a ascensão, passando pelo lugar do "Atalho", até á base de uma grande mole granítica designada por "Penameda" (1215m.) local referenciado como de aparição da imagem de Nossa Senhora da Peneda.

Passando entre fraguedos, logo um pouco mais abaixo atingimos a lagoa da "Chã do Forato'' ou "Chã do Monte", e mais abaixo o "Porto de Nossa Senhora", seguindo um pequeno regato em que a descida se acentua passamos sobre uma pequena ponte junto ao penedo da "Meadinha", local de escalada para os mais destemidos. À medida que fomos descendo, podemos observar já o santuário e o pequeno povoado que o rodeia. A calçada desce agora serpenteando atingindo o final mesmo por detrás do santuário, que podemos visitar.

O regresso ao ponto de partida fez-se ao longo da estrada de alcatrão, terminando assim esta jornada na serra.

Miguel Moreira Vianatrilhos