Trilho Vale do Lobo

Foto do grupo Vianatrilhos
Percurso linear com início na aldeia de Vale de Lobo, no concelho de Mirandela, que percorre caminhos rurais por entre olivais, sobreirais, pinhais, carvalhais e zonas de cultivo, atravessando uma paisagem marcada por flora típica como rosmaninho, urzes e giestas, e fauna diversa incluindo gado e aves de rapina. O trilho segue antigos caminhos usados pelas gentes da aldeia para se deslocarem a pé até Mirandela, numa rota com valor histórico, cultural e etnográfico. O percurso termina com um almoço tradicional em Romeu, onde o grupo teve oportunidade de conviver e conhecer histórias locais, encerrando um fim de semana de montanhismo em ambiente de grande camaradagem e beleza natural.

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 06-04-2025
Localização Vale de Lobo
Distância total 4,93 km
Wikiloc Ver percurso no Wikiloc

No dia 6 de abril, pelas 12h 30m, no largo da aldeia de Vale de Lobo, demos início ao quarto e último trilho do fim de semana em Trás-os-Montes. Passámos pelo antigo lagar de azeite comunitário, pela capela de N. ª S.ª do Rosário, pelo pelourinho da aldeia e pela Igreja Matriz de Vale de Lobo, que estava fechada.

Continuámos por caminhos onde, “há cerca de 60 anos, este caminho era percorrido a pé pelas pessoas da aldeia, que se deslocavam até à então vila de Mirandela. Por ocasião das festas de N. Sr.ª do Amparo, algumas pessoas percorriam o caminho descalças levando um par de sapatos na mão e um pano. Faziam-no para não estragarem o calçado pois, na época, a maioria delas tinha apenas um par de sapatos (socos ou chinelos), havendo mesmo quem não tivesse nenhum. Ao chegarem à vila de Mirandela, mais precisamente ao nicho de São Sebastião, limpavam os pés com o pano, calçavam os sapatos e seguiam para a festa. Semanalmente faziam este percurso com burros carregados de lenha que vendiam aos proprietários das padarias da vila”.

Seguimos para o fundo da aldeia, onde entrámos num estradão de terra batida em direção ao monte.

Este percurso linear abrange caminhos rurais e é uma linda caminhada por entre campos de oliveiras, sobreiros, pinheiros, carvalhos, zimbros, azinheiras, amendoeiras e terras de cultivo. Também pudemos observar gado caprino, ovino, bovino e cavalar a pastar. O rosmaninho, as urzes, as estevas e as giestas de flor branca enchem as montanhas numa paleta digna de pintores.

Ainda pudemos observar algumas aves de rapina que sobrevoavam a zona, à espera de uma presa para o almoço.

Finalizado o trilho, regressámos ao autocarro que nos levou ao restaurante “Cantinho de Romeu” que nos presenteou com delicioso e merecido almoço.

Em conversa com o dono do restaurante, também Presidente da Junta da União de freguesia de Avantos e Romeu, senhor Bernardino Manuel Pereira, tivemos a agradável surpresa de saber que ele é descendente de um indivíduo de Deão, Viana do Castelo que, em tempos idos, foi tentar a sorte por terras transmontanas e por aí ficou.

Findo o guloso almoço, dirigimo-nos para Mirandela onde alguns se abasteceram com iguarias da terra.

Continuando a nossa viagem de regresso a Viana do Castelo ainda fizemos uma paragem perto do Porto para deixar alguns caminheiros.

Foi um fim de semana muito agradável e com um convívio saudável e divertido entre os companheiros deste grupo de Montanhismo, como já é habitual.

Miguel Moreira Vianatrilhos