Trilho Quercus

Foto do grupo Vianatrilhos
Percurso linear com cerca de 8 km, localizado no concelho de Macedo de Cavaleiros, ao longo da margem esquerda da albufeira do Azibo, com vistas constantes sobre o rio e passagem por uma extensa mancha de sobreiral do nordeste transmontano. O trilho atravessa habitats ricos em biodiversidade, com destaque para a flora aromática como tomilhos e alfazemas, e a fauna composta por aves como chapins, alvéolas, andorinhas-das-rochas e gaios. Entre escarpas xistosas, bosquetes de carvalhos e troncos submersos, o percurso revela uma paisagem de grande beleza natural. Inserido na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e no Sítio de Importância Comunitária de Morais (Rede Natura 2000), o trilho destaca-se ainda pelo seu elevado valor geológico e ecológico, numa zona que acolhe o maior núcleo populacional do lobo-ibérico em Portugal.

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos

Data 06-04-2025
Localização Macedo de Cavaleiros
Distância total 7,63 km
Wikiloc Ver percurso no Wikiloc

Um bonito, e muito interessante, percurso pedestre no concelho de Macedo de Cavaleiros do tipo linear com uma extensão com cerca de 8 km.

Sempre com vistas deslumbrantes sobre o Rio Azibo.

Percorre a margem esquerda da albufeira do Azibo e atravessa uma das maiores manchas de sobreiral do nordeste transmontano, habitat natural que proporciona condições ótimas para algumas espécies botânicas, de plantas, mais raras e representa um local de refúgio, alimentação e nidificação para uma grande diversidade de aves.

Avifauna

De especial encanto as aves que utilizam a albufeira e as que buscam alimento na envolvente, como os chapins e as alvéolas.

Aves como o Chapim ainda tivemos o gosto de ouvir ao longo deste maravilhoso trilho.

Passa ainda por bosquetes de carvalho-negral, e de carvalho-cerquinho, onde os gaios buscam as bolotas.

Flora e Estações do Ano

No verão, sente-se o cheiro das aromáticas, como os tomilhos e as alfazemas.

No inverno, observa-se os acrobáticos voos das andorinhas-das-rochas, a única espécie de andorinhas que passa todo o ano em Portugal.

Paisagem e Geologia

Neste percurso de elevada beleza paisagística, destaca-se o conjunto formado pelas escarpas xistosas que ladeiam o local onde o rio Azibo faz a sua entrada na albufeira e pelos troncos de árvores parcialmente submersos.

Este Trilho insere-se, na sua totalidade, na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e no Sítio de Importância Comunitária de Morais (Rede Natura 2000), que se destaca por ser uma das maiores unidades contínuas de serpentinitos (rocha metamórfica) em Portugal, assim como por integrar o maior núcleo populacional do lobo-ibérico do país, o que lhe confere um elevado interesse geológico, botânico e faunístico.

Sandra Parada Monteiro Vianatrilhos