2024-05-11 Trilho da Nascente do Rio Este - Braga

Trilho da Nascente do Rio Este - Braga

8:00Horas Concentração do grupo no café Vitral. Depois de todos presentes dirigimo-nos até ao parque de Merendas das Cambas em Braga, onde nos juntamos aos restantes elementos do grupo, perfazendo um total de 18 participantes nesta caminhada. Demos então início ao percurso denominado “trilho da Nascente do Rio EsteBraga”. Nesta caminhada este trilho proporcionou-nos uma experiência envolvente, com uma paisagem verdejante e exuberante, por todo o trilho percorrido predomina uma vegetação abundante com campos floridos e cultivados com variados produtos da época (batatas, cebolas, ervilhas tortas, e hortaliças diversas), e muitas árvores de fruto, criando uma imagem visual encantadora. Fizemos uma pequena paragem na Igreja Paroquial de Este (São Mamede) para uma pequena pausa de cafezinho, aqui sentimos a falta da presença do Carlos e da Lúcia que nos costumam presentear com o seu tão desejado cafezinho, saibam que sentimos a vossa falta, assim como a de todos os outros componentes que não estiveram presentes, mas que fazem parte deste grupo VIANATRILHOS e, mesmo ausentes, estão sempre connosco pois cada um de vocês trás alegria, risos, conhecimento, apoio e experiências inesquecíveis, criando memórias que vamos guardar para sempre e que faz com que este grupo seja único. Ao longo do percurso podemos explorar a beleza da região. Seguimos o curso do Rio Este que nos deliciou com o barulho das suas águas cristalinas, com pequenas quedas de água serena. Um dos pontos interessantes do percurso é a lendária via XVII, estrada Romana cuja descrição se encontra no panfleto distribuído a todos os caminheiros participantes. Esta via proporcionou-nos cenários impressionantes, com vistas panorâmicas de tirar o fôlego e mergulhar-nos na rica história da região. Tivemos ainda uma companhia acrescida que se juntou a nós nesta caminhada, uma amiga de companhia e guia turística de nome Pandora, bonita cadela de raça lavrador, que não nos largou durante toda a caminhada. O dia estava quente e esplendoroso por isso tinhamos que beber muito para hidratar, continuando a caminhada chegamos ao alto da serra dos Picos. Alguns de nós subiram ao pico do Crasto outros se retiveram devido à dificuldade deste pequeno trecho do percurso pois era muito elevado e ingreme. Os que subiram estiveram no ponto mais elevado deste trilho com cerca de 561 metros onde através do seu miradouro, nos oferece uma vista deslumbrante de toda a cidade de Braga com uma paisagem e panorâmica impressionantes. Depois de descermos o pico, fez-se a paragem para o picnic e mais uma vez o grupo recebeu um novo membro a Enf.ª Olívia cumprindo-se o ritual de batismo desta vez apadrinhada pelo Luís e Elsa, desejamos que tenha tido uma boa experiência e que seja muito bem vinda.

A partir daqui, começamos o trilho no sentido descendente até chegar ao monte Chamor, onde se situa o monumento do coração eucarístico de Jesus, obra arquitetónica religiosa e imponente estrutura que apresenta o coração de Jesus, símbolo central na fé cristã, e um local de peregrinação e devoção para muitos fieis oferecendo também uma bela vista panorâmica da cidade de Braga e seus arredores. Continuamos caminho até ao ponto inicial “parque das merendas das Cambas” junto ao campo de futebol, aqui, e após termos feito um telefonema para o dono da pandora que se deslocou cerca de KM e meio para a vir buscar, despedimo-nos desta simpática cadelinha. Acabamos o trilho com a ida ao café do Luís para um merecido lanche e, após alguma dificuldade na acomodação de todos, lá conseguimos ficar apertadinhos, mas, juntinhos deliciamo-nos com um bem merecido lanche típico, que reflete a tão conceituada e rica tradição gastronómica da região do Alto Minho. Fomos presenteados com tábuas com uma variedade de ingredientes frescos e locais composta nomeadamente por queijos, enchidos, pão, presunto, salmão, pimentos, tomate, entre outos, e bebidas para dar um empurrãozinho. Em nome de todo o grupo queremos expressar o nosso profundo agradecimento ao nosso querido Dr. Celso por este presente, um bem haja Dr. CelsoJ J J Somos verdadeiramente gratos por fazer parte deste grupo tão incrível que é o VIANATRILHOS pois é através dele que guardamos bons momentos das nossas vidas, todos nós somos especiais, fonte de alegria apoio e inspiração.

“O sucesso de um dia bem passado reside na gratidão pelas pequenas alegrias e na paz encontrada em cada momento vivido”

Elsa Malheiro
Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos: