2024-04-06 Trilho nas Fragas do Eume

Fim de Semana na Galiza: Trilho nas Fragas do Eume

Eram 6h e 45m e já todos estamos reunidos à porta do Café Vitral para mais uma aventura Vianatrilhos, desta feita por terras da Corunha. Conforme estipulados às 7h da manhã partimos rumo às FRAGAS DO EUME, onde chegamos por volta das 12.30 h (hora local), depois de uma pequena paragem técnica para pequeno almoços e outras necessidades. Apesar das previsões de chuva, o São Pedro foi nosso amigo e proporcionou-nos um dia agradável para caminhar. O nosso percurso teve início junto à Antiga Central Hidroelétrica da Ventureira terminou junto ao Centro de Interpretação do Eume. Teve a duração de 5 horas e 13, km de distância, e eramos 47 caminheiros e um ciclista. A primeira parte do percurso decorreu por trilhos de terra batida e enlameada, sempre junto ao Rio Eume, onde os diversos tons de verde e as árvores envolventes faziam lembrar um bosque encantado. Chegados à ponte de Sta. Cristina fizemos um pequeno desvio até ao Mosteiro de Caaveiro, atualmente recuperado e visitável, onde fizemos uma paragem para almoço, e, respetiva foto de grupo. A segunda parte do percurso decorreu por estrada asfaltada, sempre tendo por companhia o Rio Eume. Já no final da caminhada, fomos brindados com alguma chuva, o que fez os mais atrasados acelerarem o passo para chegaram ao autocarro. Finda a caminhada, fizemos a viagem de autocarro até à cidade da Corunha, onde ficamos excelentemente alojados no Hotel Eurostar Cidade da Corunha. Com banho tomado e enquanto aguardávamos a hora de jantar foi tempo de uma pequena caminha para visitar a Torre de Hercules e mais alguns monumentos ali próximos. Depois de um excelente jantar, alguns caminheiros ainda se aventuraram num pequeno passeio noturno, mas em breve regressaram às comodidades do hotel, até porque no dia seguinte havia nova aventura.

Lúcia Melo
Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos: