2023-06-24 Caminhada de final de Época. PR14PTL Trilho das Portelas - Labruja

Caminhada final de época - PR14PTL – trilho das Portelas - Labruja

Foi este o percurso escolhido para realizar o final de época.

Iniciamos o trilho partindo do Santuário de N. Sr. do Socorro na freguesia de Labruja (Ponte de Lima). Aqui se dirigiam as gentes da ribeira de Viana em tempos de aflição, atestado pelos numerosos ex-votos expostos no seu interior. Cruzamos os recém reconstruídos Moinhos da Várzea instalados no ribeiro de S. João assim como a zona envolvente, e logo depois a igreja Paroquial. Sempre subindo primeiro por entre o casario e logo depois nos embrenhamos numa mata até atingirmos a pequena capela de Sta. Cristina, local onde se fez breve pausa e reabastecimento. Atingimos a EN201 e caminhamos ao longo da mesma até chegarmos ao Alto da Portela Pequena onde virando á direita apanhamos um estradão florestal que nos levou até à casa Florestal de Portela Grande, local escolhido para realizarmos o almoço eram cerca das 12H45. Aqui neste local situa-se um dos mais emblemáticos do Caminho Central de Santiago. A subida que vinda da Labruja até aqui sendo bastante ingreme é referenciada como local de dificuldade elevada.

Aqui também como já é hábito nestas lides do grupo foi realizado o batismo de um novo caminheiro, Nuno Figueiredo, que recebeu benção acompanhados do coro “Harrioporum bota abaixorum”.

Realizado o almoço e termos aproveitado para encher os cantis, iniciamos a descida e a meio cruzamos a muito referenciada Cruz dos Franceses, local mítico do caminho por sinalizar onde o povo da Labruja montou uma emboscada às tropas de Napoleão na sua retirada. Continuamos descendo e chegamos e atingimos a pequena ermida de S. João da gruta ou da Grove, local repleto de encanto com o seu bucólico parque de merendas. Aqui passa o ribeiro de S. João, afluente do rio Labruja. Agora sempre acompanhando este ribeiro na sua descida a breve trecho cruzamos a Ponte de Porto Ribeiro e mais à frente atingimos o final deste percurso novamente junto ao Santuário do Sr. Do Socorro.

Feitas as mudas de roupa e tomados alguns refrescos foi a vez de nos instalarmos no restaurante local onde realizamos o lanche/ajantarado em pleno convívio. No final foi tempo ainda para as despedidas com desejos de boas férias.

Até setembro

 

Miguel Moreira
Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2023-06-24
Hora de início10:15
Hora do fim14:50
Tempo total do percursoh 39m
Velocidade média deslocação4,2 km/h
Distância total4,2 km
Nº de participantes25