2011-03-12 Lagoas de Bertiandos

Desta vez o S. Pedro tramou-nos.

Pois foi mesmo assim. Com tudo preparado para a realização do “Trilho do Castelo da Ermida”, com o objectivo de usufruir das maravilhosas vistas sobre o vale do Lima e a vila de Ponte de Lima, o dito santo resolveu nada querer connosco, obrigando-nos a alterar o programa.

Já na véspera, e na própria manhã várias foram as desistências devido ao estado do tempo. Contudo 14 resistentes compareceram à chamada, e resolveram molhar as “casacas”.

Chegados ao local de início da actividade na freguesia da Ribeira, como a chuva se mantinha o que não aconselhava a caminhadas para o alto da serra, após breve conversa optou-se por rumar a outro destino tendo-se escolhido as "Lagoas de Bertiandos” para onde nos encaminhamos.

Chegados ao Centro de Interpretação cerca das 10H00, ficamos surpresos por o mesmo se encontrar encerrado, só abrindo cerca das 14H00, o não nos permitiu obter informações das mesmas.

Guarda-chuvas abertos encetamos o percurso através da zona lagunar, tendo como guia a companheira limiana Maria das Dores conhecedora da zona.

Percorremos trilhos dos vários percursos existentes, parando de quando em quando para observar as aves que aqui resolvem descansar na sua viagem migratória, cruzamos diversas pontes sobre o rio Estorãos e outras linhas de água, com destaque para a “Ponte gótica da Veiga”.

A determinada altura alguém sugeriu irmos ao encontro da Ponte de Estorãos, pelo que caminhando sempre com o rio á vista e através da grande veiga lá fomos ter.

Junto da ponte, fizemos o reabastecimento, findo o qual através de novos caminhos realizamos o regresso até ao Centro de Interpretação, que visitamos, e fizeram pequenas compras.

Antes do regresso a casa ainda houve tempo para um breve convívio em Ponte de Lima, no já conhecido “27”, findo o qual cada um rumou então a sua casa.

Como nota final fica que “quando se quer, sempre sempre se arranja algo adequado para caminhar”.

Até à próxima

Miguel Moreira

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2011-03-12
Tempo de deslocação03h 05m
Tempo parado01h 26m
Deslocação média 3,9 Km/h
Média Geral2,6 Km/h
Distância total linear12 km
Nº de participantes14