2007-10-27 Socalcos do Minho - Sistelo

Começamos na aldeia de Sistelo, no extremo do concelho de Arcos de Valdevez, já muito próximo dos limites de Monção.

Depois de uma breve passagem pelo interior da aldeia, onde pudemos observar o pelourinho a igreja e o interessante castelo de Sistelo, edificado pelo 1º Visconde de Sistelo, depois do seu regresso do Brasil, no reinado de D. Luis I, começamos o percurso subindo uma inclinada calçada, que nos levou até à Branda do Rio Covo, que visitamos demoradamente, observando a interessante construção dos cortelhos circulares, alguns bem conservadas, com as suas cúpulas redondas.

De seguida cruzamos o denso bosque que liga à Branda do Alhal, com os seus bem conservados cortelhos rectangulares,  ainda hoje utilizada no cultivo e criação de gado do lugar de Padrão.

Descemos para o lugar de Padrão e seguimos depois a meia encosta na direcção das alminhas onde se faz a encruzilhada com o caminho que liga a Porta Cova.

Aí fizemos a já tardia pausa para almoço num socalaco junto às alminhas, observando o interessante a vertente pedregosa do Rio Vez, rodeado de inclinados socalcos.

Descemos na direcção do rio, tendo sobre a ponte tirado a foto de grupo.

Na sua margem direita iniciamos a subida do trilho que nos levou a Paçô, onde tivemos oportunidade de ter dois dedos de conversa com os naturais, admirados de ver ali tantos visitantes.

Continuamos até Portela do Alvito, onde cruzamos a EN 304, descendo depois o trilho íngreme até à "ponte nova" de Sistelo, paralela a uma outra, já em ruínas, que interligava com um escadório que liga à Igreja do lugar.

Depois foi a curta última subida, até Sistelo, onde acabamos

José Almeida

Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2007-10-27
Tempo de deslocação05h 16m
Tempo parado02h 51m
Deslocação média 3,0 Km/h
Média Geral2,0 Km/h
Distância total linear15.9 km
Nº de participantes24