2002-05-25 Vale do Rio Âncora

Este percurso foi feito em parceria com a Escola Desportiva de Viana e levou-nos até ao Rio Âncora.

Começamos junto à Ponte de Sain, seguimos para Orbacém, cruzeiro de Cabanas, tomamos o estradão que passa junto à casa da Roma e continuamos pela margem do Âncora até ao nosso bem conhecido "Pincho" - queda de água espectacular.

Feita curta pausa, seguimos para Espantar, continuando pelas levadas dos moinhos de água até ao Viveiro Florestal de S. Lourenço da Montaria, passando entretanto pela queda de água e azenha próximas.

O almoço foi junto à capela do Cruzeiro no centro de S, Lourenço da Montaria onde, debaixo das frondosas sombras, repartimos farnéis.

Tivemos depois o privilégio de visitar a Igreja da Montaria, onde o solícito pároco Alexandrino, nos brindou com uma visita guiada ao seu riquíssimo interior barroco.

O regresso foi feito pelos moinhos de Espantar seguindo depois por caminhos rurais e estradões até à ponte romana de Orbacém, continuando até Ponte de Sain, onde retomamos as viaturas.

O fim do dia foi na Srª da Cabeça, em Freixieiro de Soutelo, que possui como característica ímpar, a abertura de vãos encimados por cruzes na parede posterior da capela-mor, nos quais os romeiros introduzem a cabeça para cumprimento das suas promessas.

Algumas companheiras retomaram mesmo a velha tradição de colocar sobre a cabeça a estátua da santa, invocando venturas para si e para os seus.

A primeira coisa que as pessoas faziam, era o cumprir as suas promessas, dando determinadas voltas à capela, ou o deitando a esmola à Santa.

Depois dirigiam-se ao altar, onde há duas Santas que vão passando de mão em mão, em que as pessoas as colocam na cabeça, como que a pedir graças divinas, depois seguem para uma porta lateral de saída, onde existem quatro buracos esculpidos na parede, em que as pessoas com a mesma fé, vão colocar a cabeça.

José Almeida

Amigos da Chão

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2002-05-25
Distância total18 km
Nº de participantes11