2000-05-06 Marcha ao Alto da Pedrada

Este percurso teve o seu inicio um pouco mais á frente da Portela do Mezio, junto á "Branda da Travanca", local onde acaba de ser construído um parque de campismo.

Tomamos a calçada por detrás da casa florestal aí existente subindo em direcção á serra, que nos levou a passar junto á "Branda de Currais Velhos", instalada sob um bosque de pinheiros silvestres. Continuando a nossa ascensão agora sob um belo bosque de bétulas, por onde corre um pequeno ribeiro que proporciona belos trechos dignos das nossas objectivas, logo atingimos um pequeno planalto onde retemperamos as forças, deixando a vista estender se pela serra.

Retomado o percurso, e após termos atravessado o pequeno ribeiro de "João Cão", coberto de grandes giestas, novas cambiantes nos prenderam a atenção, iniciando-se um corta-mato através de meia-encosta brava, onde a dificuldade foi acrescida, passando-se perto dos restos da "Branda do Porto a Curral do Pedro" Aí começamos a divisar já lá no alto o "Alto da Pedrada". A subida foi feita através de um "mundo da pedra" contornando obstáculos, e em que a vegetação é rasteira, fruto do clima.

Atingido assim o "Alto da Pedrada" (1416m.), ponto mais elevado de todo o Alto-Minho, após breve descanso logo a nossa vista se começa a estender e temos a sensação do local em que nos encontramos. Através da linha do horizonte, e sobre a borda atlântica para os lados de Viana podemos divisar uma linha de escadas cujos degraus são nem mais nem menos as cumeadas das serras de Santa Luzia, Aguieira, Arga, Antela e de Miranda, apontadas como escadório de um trono em direcção de Nossa Senhora da Peneda.

Também do alto e olhando em nossa volta podemos divisar nas redondezas, o local de "Lamas de Vez", nascente desse poético rio, onde junto na imensidão planáltica existem vestígios de Antas e Mamoas, testemunho irrefutável de civilização milenária.

Ainda na mesma direcção um pouco sob os nossos pés podemos ver os muros que formam o "Fojo do Lobo", obra de engenharia popular executada ao longo de gerações, para dar caça ao principal inimigo dos rebanhos e pastores. Sobre o lado poente estende-se todo o "Vale do Rio Ramiscal" santuário natural de uma enorme diversidade de vegetação, e que mais adiante passa a chamar-­se Cabreiro. Para lá se vislumbra a tão falada mata virgem do Ramiscal, onde anotamos esta curiosidade: tem no seu seio a "Ola do Talho", gado que lá caia é para sempre, diz o vulgo.

É enorme a quantidade de carvalhos e azevinhos, sendo considerada como área de "reserva integral" e das mais importantes da Europa.

Começamos então a descida acompanhando o muro do "Fojo de Bragadela", que corre para sul , atingindo o estradão florestal. AI chegados podemos voltar um pouco atrás ao longo dele, para junto de um pequeno ribeiro vermos os seculares azevinheiros, local em que existe uma nascente, onde fizemos a merecida paragem de almoço.

O regresso foi efectuado sempre através do estradão florestal, passando sucessivamente pelas brandas de Bezerreiras, Bicos de onde se podemos avistar bem lá no fundo o "Fojo da Cabrita", Vidoeira, Piorneda, Berzavó.

Descemos depois pelo estradão florestal, de onde nos afastamos, para passar na Branda de Berzavó. Mias adiante cruzamos o estradão e continuamos por trilhos até atingir de novo o estradão, bem mais à frente, já muito perto da "Ponte do Rio Grande" (mais lá para baixo chamam-lhe Ázere), local em que ao longo do pequeno ribeiro existem belas piscinas naturais.

Logo depois atingimos o ponto de partida, local em que ainda podemos ver a "Fonte das Sete Bicas", local de frondosa vegetação, onde foram distribuídos os merecidos diplomas de CAMINHEIRO PEDRADO a todos os participantes, atestando que conseguiram a singular proeza de atingir o ponto mais elevado do Alto-Minho .

A tarde já vai caindo, terminando assim uma interessante página dos nossos percursos e de contacto com a Natureza.

A Serra da Peneda, orgulho do Alto-Minho, ficará para trás mas terá talvez invadido para sempre a nossa alma.

Miguel Moreira

Inatel

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2000-05-06
Distância total15 km
Nº de participantes27