Pequena Rota

Percursos Pedestres - Pequena Rota

Designam-se pelas letras PR (pequena rota) às vezes seguidas do número de registo e letra designativa da região, podendo, também, ter denominação.

São percursos pequenos, não ultrapassando um dia de jornada, isto é, não terão, normalmente, mais de 30 km; destinados ao conhecimento específico de uma zona são, com frequência, em circuitos permitindo ao pedestrianista regressar ao ponto de partida onde toma o transporte de regresso a casa. Ex: PR 3 N "Trilho Castrejo".

Caminho Certo

A colocar à entrada dos caminhos e ao longo de todo o percurso, dando-lhe continuidade e sentido.

É constituído por duas barras horizontais paralelas, distando entre si 1 cm, ficando a de cor amarela na parte superior. Cada uma das barras não deve ultrapassar os 12 cm de comprimento e os 3 de largura.

Caminho errado

A colocar à entrada dos caminhos, que não façam parte do percurso.

De dimensões iguais às da marca anterior; o vermelho fica por cima do amarelo cruzando-o na diagonal, do canto superior direito para o canto inferior esquerdo, formando ângulos retos.


Mudança de direção

A colocar nos cruzamentos e entroncamentos imediatamente antes da mudança de rumo.

De dimensões semelhantes às anteriores, a ponta em flecha indica a nova direção a seguir. A barra vertical forma um ângulo reto com a barra horizontal, tendo as mesmas dimensões.

As nossas paisagens são muito claras, com muita luz, os muros são brancos, pintados de cal; as serras, no sua maioria, são de calcário ou granito muito claro.

Este tipo de percursos são, normalmente destinados a praticantes que estão agora a iniciar-se - grupos de escolas, associações juvenis, grupos familiares das zonas urbanas.

Também as pessoas idosas preferem os PRs pelo que as "cores fortes" facilitam-lhes uma melhor visão e localização das marcas. Assim, para os percursos pedestres de pequena rota optou-se, há já dez anos, pela utilização da cor amarela e pela vermelha.

É um conjunto de cores muito visível, mesmo com pouca luz, ao anoitecer, com nevoeiro, com neve e até de noite. Estas cores são standard, encontram-se no mercado com a denominação de "amarelo ovo" e "vermelho sinal".

Existem com designações diferentes em quase todas as marcas.