O ponto de encontro foi no café vitral às 8:00h da manhã com alguns componentes do grupo que se juntaram aos restantes no local de partida. Iniciamos o nosso percurso no parque de merendas de Santo Amaro, junto à foz do Rio Sousa, afluente do rio Douro, com importância histórica e ecológica nesta região, com 38 caminheiros e um "marinheiro", que não podendo caminhar, decidiu fazer o percurso em canoa.
O percurso foi aproximadamente de 11,6 Km de extensão, e é classificado como fácil, composto de uma pequena rota circular que nos proporcionou a nós caminhantes a oportunidade de apreciar a diversidade da fauna e flora local, bem como conhecer a história dos moinhos.
Passamos pela central de captação de água e pelo parque de merendas de Travassos.
Continuamos caminho e entramos na rota da linha de Midões, que nos oferece uma experiência imersiva na história e na natureza local, o dia estava esplêndido, continuamos caminho pelo antigo caminho ferroviário (antiga linha do caminho de ferro) por onde circulavam os vagões que transportavam carvão das minas de Midões até à Foz do Rio Sousa, sendo aqui carregado e transportado em barcos até à cidade do Porto.
Seguimos caminhando, apreciando e deliciando-nos com a beleza desta biodiversidade natural de plantas e animais que caracterizam muito bem esta paisagem, neste local existe uma espécie de planta de nome vulgar dedaleira (digitalis purpurea), que tem umas flores em forma de dedal de cor lilás muito bonitas, planta esta amplamente reconhecida pelas suas propriedades medicinais, e uso no fabrico de medicamentos cardíacos.
No parque de merendas de Covelo, fizemos uma pausa para o tão merecido cafezinho.
Entramos no trilho dos moinhos, aqui, podemos constatar, que estes têm perto de 200 anos e foram utilizados para a moagem de milho e outros cereais, até à década de 1970. Aguardavam-nos neste sítio dois senhores, componentes de um grupo de voluntários locais que fizeram um enorme e árduo trabalho na recuperação destes moinhos, depois de décadas de abandono.
Pudemos então maravilharmos com a beleza deste percurso pois estes são a sua principal atratividade, os seus 8 moinhos devidamente tratados e recuperados fazem deste local as delícias dos caminheiros onde podemos tirar maravilhosas fotografias. Após um pequeno lanche demos por terminado o percurso.
Como não poderia deixar de ser fazia parte da caminhada o tão apetecível lanche, dirigimo-nos então para a Taberna do Lavrador – Restaurante localizado em Fânzeres, também em Gondomar, conhecido pelo seu ambiente acolhedor e comida de alta qualidade. Aqui, pudemos saborear os tradicionais pratos portugueses nomeadamente pataniscas com arroz de feijão e uma boa tripalhada, com um atendimento simpático e familiar característico dos seus proprietários.
Como tínhamos um aniversariante podemos ainda comemorar este dia com o colega Lavarinhas desejando-lhe felicitações pelo seu dia de aniversário e que continue pela vida fora repleto de momentos felizes, rodeado de pessoas queridas e que cada desejo seu, se torne realidade. Ahh! Humm… não esquecendo o bolo que estava uma delícia.
Gostaria de expressar gratidão a todos os elementos deste incrível grupo que é o VianaTrilhos pois cada um de vós traz algo único e especial que enriquece a nossa convivência e fortalece os nossos laços a cada dia que passa, a presença de cada um de vós faz toda a diferença e transforma simples encontros em memórias inesquecíveis.
Elsa Malheiro
Informação sobre os aspetos mais significativos:
Data | 2024-06-01 |
Hora de início | 9:45 |
Hora do fim | 14:32 |
Tempo total do percurso | 4h 47m |
Velocidade média deslocação | 2,6 km/h |
Distância total | 11,64 km |
Nº de participantes | 38 |