2021-09-25 Caminhada ao Penedo Furado

Este percurso da responsabilidade da ACDCA - Associação Cultural e Desportiva Capitães de Abril levou-nos da Urbanização Capitães de Abril até ao Penedo Furado - Meadela.

Deixamos do Café Vitral pouco depois das 14:00, cruzamos a Abelheira pela rua da Lamosa e seguimos para o lugar da Cova onde tomamos a rua do Monte que sobe até Santa Luzia, para pouco depois virar à direita onde está agora bem visível a placa do percurso.

A subida, que tem cerca de 1,5 Km, está bem assinalada e decorre sempre em denso e cerrado eucaliptal, que impede qualquer vista ao redor, tendo desembocado no estradão florestal que liga a rua do depósito de água da Cova a Santa Luzia, até fazer o desvio à esquerda para o penedo.

O Penedo Furado é uma curiosa formação granítica fracturada em enormes blocos, que formam uma espécie de caverna, que tem na abóbada estranhas formas escavadas, que mais parecem uma intrincada decoração misteriosamente esculpida na rocha.

As crenças populares atribuem ao local a garantia de fertilidade aos casais que rumavam a este penedo milagroso, sendo mesmo reconhecido como local sagrado de concepção da maioria da população local.
Outrora local de excelente vista para o vale do Lima, está agora completamente escondido pelo desorganizado eucaliptal circundante, o que infelizmente inviabiliza qualquer observação paisagística, prejudicando irremediavelmente o enquadramento deste local.

O regresso fez-se pelos canos de água da Cova, cuja construção remonta ao reinado de D. Maria I, que aproveitavam as diversas minas de água do monte da Cova e garantiam o abastecimento das populações locais.

O estabelecimento desta rede de distribuição é ainda hoje um e impressionante trabalho de engenharia, pela sua dimensão e complexidade, que testemunha o esforço e engenho que a distribuição de um bem tão precioso como a água obrigou.

O regresso fez-se por Fornelos e Bessa, seguindo pela rua da Folgana e rua de S. João, num trajecto muito pouco conhecido, bem longe do bulício citadino.

Agradecemos o convite da ACDCA e ficamos na expectativa de outras realizações.

José Almeida
Vianatrilhos

Penedo Furado

Geossítio localizado na encosta da serra de Stª Luzia, na freguesia da Meadela (13 ha). O geossítio é constituído por um bloco granítico, de forma paralelepipédica, esvaziado no interior, com abertura para S/SO, compatível com um processo de meteorização em tafoné.

Para além de constituir um exemplo notável deste processo de meteorização, a rocha apresenta um elevado interesse geocultural para os habitantes da freguesia da Meadela, com importante valor de pertença.

Há relatos de vários habitantes que reconhecem aquele afloramento como o local onde foram concebidos. No mesmo maciço ocorrem formas de pseudoestratificação e fraturação poligonal, bem como fraturas arqueadas e pias do tipo pan, sem exutórios.

O geossítio ocorre sobre um retalho da superfície de Além do Rio e constitui uma posição privilegiada de observação do Monumento Natural Local das Ínsuas do Lima, bem como das principais superfícies de aplanamento que ocorrem a sul do Lima.

 

geoparquelitoralviana.pt/explorar/penedo-furado/

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2021-09-25
Hora de início14:13
Hora do fim17:11
Tempo total do percurso2h 57m
Velocidade média deslocação4,1 km/h
Distância total linear8,4 km
Distância total8,5 km
Nº de participantes11