2020-03-07 Escapadela a Piódão - Dia I

Benfeita - Pardieiros - Fraga da Pena

Deixamos para trás a aldeia de Benfeita e começamos a subir a margem direita da ribeira da Mata usando o Caminho de Xisto, estreito trilho que delimita antigos campos agrícolas, seguindo as curvas do rio, que aqui corre agitado apertado nas suas margens.

Este troço é particularmente bonito, pois pode-se abarcar todo o vale, que vai serpenteando encosta acima, com o ribeiro a afunilar entre muros de suporte construídos para conquistar ao rio terrenos para uso agrícola, agora desertos. Visíveis também restos de levadas e engenhos há muito em desuso e votados ao abandono.

O declive da subida foi aumentando até um conjunto de construções de xisto onde cruzamos a ribeira da Mata, junto à confluência da ribeira da Margaraça com a ribeira da Abelheira, tendo de seguida iniciado a longa e ingreme subida para Pardieiros, aldeia que se situa dentro da zona da paisagem protegida da serra do Açor, na proximidade da Mata da Margaraça.

Chegados a Benfeita o Miguel manifestou a intensão de não continuar o percurso que estava previsto, seguindo com alguns companheiros pela estrada alcatroada para a Fraga da Pena. Depois de alguma hesitação acabamos por continuar o percurso inicialmente acertado, seguindo a meia encosta o vale do ribeiro do Sardal até iniciar a abrupta descida para a Fraga da Pena.

A descida é realmente bastante exigente, mas nunca ofereceu perigo especial, pelo que vencemos o desnível para a primeira queda de água e depois de "bater umas chapas" continuamos pelo trilho bem definido e devidamente protegido para o parque de merendas da Fraga da Pena, impressionante queda de água, onde o ribeiro que aquí toma o nome de "Barroca de Degraínhos" se precipita de quase 20m de altura, junto a uma enorme escarpa.

Foi um percurso bastante interessante, mas que ficou amputado de uma parte importante do trilho inicialmente previsto, que se baseava no PR1 AGN - Caminho do Xisto de Benfeita.

José Almeida
Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2020-03-07
Hora de início 10::59
Hora do fim 13:22
Tempo total do percurso 02:23
Velocidade média deslocação 2.3 km/h
Distância total linear 5 km
Distância total 5,1 km
Nº de participantes 36