2019-11-09 Marcha de S. Martinho - Caminhada da Ruralidade

Pois é, mas afinal onde está o “Verão de S. Martinho”? Alguns dizem que é por causa do aquecimento global, será?

Apesar de na 6ª. feira anterior ter estado um dia de sol, as previsões não enganavam e assim o sábado apresentou-se com um dia de muita chuva e frio.

Chegados ao Vitral, todos nos interrogava-mos sobre o que se poderia fazer num dia de tau mau tempo. Esperamos um pouco na perspectiva de tréguas, porém tal não se vislumbrava. Após algum tempo e troca de opiniões resolvemos alterar o programado e rumamos para Ponte de Lima para realizar uma visita guiada ao CIPVV (Centro Interpretativo e Promoção do Vinho Verde) instalado na Vila Limiana.

Este Museu encontra-se instalado num imóvel classificado com Interesse Público - A Casa Torreada dos Barbosa Aranha - em pleno Centro Histórico. O edifício dispõe, para além da área de exposição permanente, de uma sala de negócios e de uma sala de provas, contando ainda com serviços de apoio às rotas e itinerários turísticos associados ao vinho. O mesmo tem por missão Promover a investigação do lastro patrimonial de uma forma dinâmica, promovendo o vinho verde associado ao seu terroir como um produto de excelência.

Aqui chegados já a companheira Maria das Dores, limiana de gema, estava já a tratar da inscrição do grupo. Iniciada a visita guiada, fomos conduzidos ao anfiteatro onde após pequena introdução se seguiu o visionamento de um filme dedicado ao tema.

Findo este, fomos guiados através de todo o espaço museológico, e no terraço foi possível admirar uma bela panorâmica sobre a vila limiana. Seguiu-se depois uma prova de vinho verde de casta Loureiro, com ligeira explicação sobre a origem do mesmo.

Terminada a visita, como a chuva havia parado e um pouco de sol se anunciava por entre nuvens, rumamos a Vitorino dos Piães, ao lugar de Valinhas onde chegamos ao restaurante.

Aqui, e como dispúnhamos de algum tempo, resolvemos realizar um percurso através da aldeia, por entre campos e o casario, até ao lugar da Portela, percorrendo trechos do Caminho de Santiago.

Chegados ao restaurante de nome “O Lagar de Valinhas” já outros companheiros/as nos esperavam.O restaurante está instalado na margem da ribeira de Nevoinho, num ambiente de belo enquadramento.

Instalados já no interior, as conversas foram-se sucedendo, até nos começar a ser servido o Arroz de Serrabulho, próprio da época e previamente tratado.

Já para o final, não puderam faltar as esperadas castanhas, só faltando a jeropiga previamente comprada mas esquecida, paciência!...

O convívio decorreu de forma animada, acho que bem servido, num ambiente enquadrado pela agradável recuperação do antigo lagar de azeite, e com a simpatia dos funcionários e do chefe Zé Manel.

Pena foi, não termos podido realizar o percurso pensado, mas nestas coisas de tempo ninguém manda.

Até à próxima.

Miguel Moreira
Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2019-11-09
Distância total5,8 km
Nº de participantes39