2016-07-29 Percurso noturno – Travessia da serra de Santa Luzia

Outeiro - Viana do Castelo

A exemplo dos anos anteriores e a pedido de alguns companheiros, levou-se a efeito mais uma caminhada noturna, desta vez sem luar.

Primeiro e atendendo ao período quente que se atravessa que origina os fatídicos incêndios de verão, houve que diligenciar autorização para que fosse possível realizar esta travessia, pois que nesta altura do ano o acesso à serra se encontra fechado.

Cerca das 21H00 deu-se o encontro como de costume no Vitral de onde nas viaturas rumamos para o local de inicio, mais precisamente no lugar da Costa na freguesia de Outeiro.

Eram 22H04 quando iniciamos a caminhada que teve a participação de 17 caminheiros/as.

A noite estava ideal, sem frio e só a luz das estrelas nos iluminava na noite escura.

A Louise apesar dos avisos dados, logo tomou a dianteira, obrigando o grupo a seguir no seu encalço. Até ao alto da serra foi sempre a subir, parando de quando em quando para reagrupar e descansar ou para admirar a luz do casario lá no fundo dos lugares das freguesias de Outeiro, Perre, Meadela e da outra margem do rio Lima. Não fosse a luz das lanternas e seria complicado caminhar.

Chegados ao alto da serra à base do geodésico, enquanto uns preferiram aí aguardar, outro resolveram subir ao ponto mais elevado da serra também conhecido por “Gurita do Couço”, tendo a oportunidade para daí contemplar toda a envolvência que dali se disfruta. Aqui se fez foto para o registo, logo descendo e reagrupando, continuando ao longo da Chão. Aqui e ali por fora do estradão manadas de Garranos (cavalos selvagens) olhavam-nos desconfiados pois que não deverão ser muito frequentes estas visitas noturnas. Também pelo alto por entre as estrelas, pequenas luzes vermelhas sinalizavam as torres eólicas. Um pouco mais à frente clarões de fogo de artificio ao longe mostravam o local das romarias que nesta altura do ano animam toda a região.

Chegados ao local da Fonte Louçã houve tempo para reagrupar descansar e reabastecer.

Continuamos caminhando sob as estrelas, e um pouco mais à frente começamos a descer tendo agora vista para o oceano.
Era evidente a boa disposição, absorvendo a oportunidade de caminhar sob as estrelas.

No cruzamento da Cova rumamos em direção da “Casinha dos Aviões”. Durante este trajeto foi dado a experimentar á Louise sentir-se sozinha no negrume da noite, pois que combinando-se, todo o grupo se atrasou, apagou as lanternas e ficou em silêncio, obrigando a mesma a sentindo-se sozinha, retroceder e caminhar à nossa procura. Foi engraçado.

Passamos junto da Carreira de Tiro e logo à frente derivamos para a torre de bombagem, local em que foram verificados encontros inesperados ou não, e logo depois atingimos o templo de Santa Luzia cerca de 02H45.

Aqui na escadaria do templo, abrigados da aragem do mar, olhando para a cidade de Viana, convivemos e fizemos um Pic-nic noturno, que proporcionou momentos de boa disposição e em que se fez a foto do grupo.

Cerca das 03H45, feita a limpeza da zona, e enquanto os condutores foram a Outeiro buscar as viaturas, retomamos o percurso, descendo ao longo do escadório. Depois já entre o casario da cidade pudemos assistir a uma jovem saindo de casa, andar à procura de “Pokémons”, mas logo mais um pouco à frente outro jovem passeando um cão ia fazendo o mesmo. Também numa varanda, talvez procurando a fresca que não teria no interior da moradia uma senhora em trajos de nu, se tenha atrapalhado com a nossa passagem. Enfim coisas que não se pensa encontrar, mas que são a realidade.

Eram cerca das 04H00 quando finalmente atingimos o Vitral, e onde após as despedidas, pudemos regressar cada um a casa para o merecido descanso.

Em setembro retomaremos a atividade, já falta pouco!... estejam atentos à página do VT.

Miguel Moreira
Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data 2016-07-29
Hora de início 21:52
Hora do fim 03:13
Tempo total do percurso 05h 21m
Velocidade média 4.6 km/h
Distância total linear 15.6 km
Distância total 15.7 km
Nº de participantes 16