2015-09-20 Trilho dos Canos de Água

Serra de Santa Luzia

Depois da jornada do Rosal, o "Club de Montaña Ártabros" tinha previsto para Domingo o bem nosso conhecido Trilho dos Canos de Água - PR9.

O encontro foi em Santa Luzia, defronte do seu majestoso templo, de onde se pode desfrutar de uma das mais belas paisagens do mundo.

Descemos aos arcos do Fincão e iniciamos a subida pelos canos de água, antigo sistema de abastecimento de água da cidade de Viana do Castelo, que tinha nas nascentes da Serra de Santa Luzia um dos seus principais pontos de recolha.

Curiosa é a construção desses canos de água, formados por blocos de granito maciço interligados, trabalhosamente furados, para permitir a passagem de água no seu interior. A limpeza dos raposos era feita, por orifícios de acesso na sua parte superior, de modo a continuar a sua função de transporte de água, que remonta a cinco séculos.

Mas o tempo não perdoa, e com as captações de maior débito de Bertiandos, as mais pequenas foram sendo abandonadas, pelo que as condutas de Santa Luzia também deixaram de ser usadas, ficando agora como meros testemunhos de um passado, em que desempenharam um papel fundamental na fixação e bem estar das populações da Foz do Lima.

Abandonada a captação, a conservação do seu traçado também se vai degradando, pelo que cada vez a vegetação tapa mais os acessos menos usados das minas e, não fosse a passagem dos visitantes deste trilho, seria já impossível a sua utilização. Vamos a ver o que as entidades responsáveis pela sua manutenção vão fazer para o preservar.

Depois da subida pelos tubos de água, chegamos ao lugar de S. Mamede, onde nos esperavam o Rego e Armando com um farnel de broa e mel, bem característicos destas paragens.

S. Mamede tem no mel o seu ex-libris, pois é muito característico no sabor e pureza e é muito apreciado em toda a região, dando mesmo lema para a sua festa anual - Festa do Mel de S Mamede, celebrada a final de Agosto.

Depois da broa, mel e também de um verde branco fresquinho seguimos pelo trilho até à aldeia velha de S. Mamede, completamente em ruínas e daí para a casa do radar, conhecida como "casinha dos aviões", que nunca chegou a funcionar, mas cujo varandim serve como miradouro privilegiado para a Foz do Lima.

Descemos depois até à Carreira de Tiro e daí regressamos à traseira do templo de Santa Luzia, onde nos despedimos dos companheiros Ártabros, esperando em breve poder partilhar outras atividades.

Até breve!

José Almeida

Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data 2015-09-20
Hora de início 09:21
Hora do fim 13:49
Tempo total do percurso 4h 27m
Velocidade média de deslocação 3.54 km/h
Distância total linear 10 km
Distância total 10.1 km
Nº de participantes 36