2014-01-11 Trilho do Penedo Branco

Marcha do Ano Novo

Novo ano, novos desafios, novas caminhadas!

Neste primeiro percurso de 2014, a escolha recaiu sobre Ponte de Lima, num percurso Limiano já nosso conhecido, dos tempos dos Amigos da Chão, que teve o seu início defronte do Paço de Calheiros, na freguesia de Calheiros – Ponte de Lima.

A manhã estava agradável, mesmo bastante soalheira, mas algo enevoada, depois de uma semana tempestuosa, em que a fúria do mar galgou a terra, ceifando inclemente haveres e vidas.

Depois de circundar parte dos muros do imponente Paço de Calheiros, subimos até à casa florestal da Seara, iniciando a ascensão até ao típico lugar da Vacariça, encravado na encosta da serra.

A subida foi custosa, já que vencemos 450 m de desnível em pouco mais de 6 Km de extensão, o que fez alongar muito o grupo, mas com algum esforço e muita vontade, lá conseguimos todos chegar à Vacariça, tendo feito a pausa de reabastecimento no adro da pequena capela de Nª Srª das Necessidades, à sombra de imponente carvalho, que a idade corroeu quase completamente.

Pena foi que a nebulosidade tenha prejudicado as vistas para o vale do Lima, mas o tempo não limpou e a neblina matinal teimou em persistir, pelo que apenas se conseguiu vislumbrar aqui e ali alguns trechos da paisagem.

Após a pausa de reabastecimento deixamos a Vacariça e continuamos a subida para o Penedo Branco, encimado por marco geodésico de 725m de elevação, de onde se consegue uma vista de 360º sobre as redondezas.

Após a foto de grupo e apreciar as vistas que cobrem todo o vale do Lima até à foz, iniciamos a descida, tendo feito a pausa de almoço numa pequena elevação, junto das antenas de uma rádio local de Ponte de Lima.

Descemos depois pelo pedregoso estradão florestal até à Chão do Ferro, com alguns escorreganços e mesmo algumas pequenas quedas, mas tudo sem consequências de maior!

Por fim descemos para o lugar de Pinheiro e daí foi um instante até chegar a Calheiros, onde acabou esta primeira atividade de 2014.

O ritmo foi bom e acabamos mesmo demasiado cedo, pelo que foi pena que não tivéssemos sido mais ambiciosos no percurso, já que tínhamos tido tempo de sobra para ir até Vilar do Monte e descido para a Mesa dos 4 Abades.

Foi pena, mas… não faltarão oportunidades para visitar essas paragens.

Um Bom Ano de 2014 para todos!

José Almeida
Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data 2014-01-11
Distância 13,5 Km
Tempo de deslocação 03h 48m
Tempo parado 01h 44m
Deslocação média 3.6 km/h
Média Geral 2,5 Km/h
Nº de participantes 32