2009-10-17 Dunas de S. Jacinto

Inscreveram-se 51 potenciais participantes dentro do prazo de validade e 2 já fora de prazo… Desistiram 2 com aviso prévio e 1 não compareceu, mas avisou, no local de partida. No destino, onde todos compareceram à hora marcada, verificou-se a presença dos 2 fora de prazo mais 3 novos-em-folha! Muita gente pois! Não chegou registo de qualquer problema nos trajectos, fora um ou outro pequeno engano de percurso mas não comprometedor e um-ou-outro telefonema para conferência de rumo certo.

Foi assim possível dar início ao programa estabelecido com algumas breves palavras minhas para dar as boas vindas a todos, explicar a natureza do grupo (VianaTrilhos) e a participação voluntária e responsável de cada elemento, anunciar a venda de pin’s e a contribuição facultativa para as despesas do grupo (folheto) e anotar, entre os interessados, a opção para o passeio de barco.

A responsável pelo Centro de Interpretação e Acolhimento da Reserva Natural de S. Jacinto, Dra. Angelina Barbosa, pediu então para também dar as boas vindas ao nosso grupo e lamentar a falta de mais um guia para dividir, proveitosamente, por tantos visitantes.

Eram 10:00 quando a Isabel Ruela, jovem arquitecta paisagista, começou a guiar o extenso grupo (52 + cão), pela floresta adentro, depois até às dunas e vista de mar e, finalmente, por um percurso - em parte não aberto ao público - de regresso ao ponto de partida, onde chegamos como previsto pelas 13:00.

Para o habitual “mapa” da caminhada, que acabou por ser mais curta que o previsto, o Pedro Moreira e o Armando Branco registaram os elementos para memória futura.


Até às 15:30, hora prevista e anunciada para o embarque em S. Jacinto nos moliceiros que nos iriam passear pela ria e canais de Aveiro, os companheiros dividiram-se pela restauração local (Torreira e S. Jacinto) e pelo pic-nic nas instalações da Reserva, em partes semelhantes e, ao que se ouviu, com igual proveito.

 
A opção ganhadora para o passeio na ria, por esmagadora maioria, revelou-se uma agradável surpresa, teve um custo muito bem negociado e foi (continuo este parágrafo a exprimir uma opinião pessoal) a cereja em cima do bolo!

 Durou mais de duas horas a viagem de ida-e-volta pelo que passava das 18: 15, já escurecia e fazia um friozinho, quando nos despedimos. Esta parte, que organizaram em exclusivo e com competência, o Fernando Vilaça e a Teresa Correia poderão enriquecer com achegas mais factuais ou apreciações conjecturadas/vividas.

FernandoAVdeMesquitaGuimarães

Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2009-10-17
Tempo de deslocação02h 27m
Tempo parado01h 02m
Deslocação média 2,4 Km/h
Média Geral1,7 Km/h
Distância total linear6 km
Nº de participantes55