2009-06-27 Pelas Costas do Litoral Norte

O Percurso:

Este percurso desenrola-se ao longo da costa litoral Norte, entre a foz do rio Minho na Vila de Caminha, e a foz do rio Lima na cidade de Viana do Castelo.

Ao longo deste trajecto à beira-mar será possível observar uma grande diversidade de paisagens e ecossistemas, bem como alguns elementos patrimoniais de interesse, o que assim lhe confere uma enorme riqueza ambiental e paisagistica.

Partindo do apeadeiro do caminho de ferro da Sra. Da Agonia em Caminha, em breve caminharemos acompanhando o estuário do rio Minho, e na margem oposta poderemos observar a costa espanhola com o monte de Sta. Tecla como vigia.
Deixando para trás o estuário do rio, vamos continuar embrenhados pelo pinhal do Camarido mandado plantar por D. Dinis, hoje um local muito aprazível que liga a foz do Minho a Moledo. Este pinhal é detentor de uma frescura impar, graças á sombra dos seus pinheiros, oferecendo todas as condições para se gozar momentos de prazer.

Chegados a Moledo, aprazível estância balnear cujas primeiras referências históricas se descobrem nas Inquirições de 1258, bem perto já no meio do oceano se divisa o forte da Ínsua, primeira barreira de protecção aos ataques que vinham do mar.

Logo a seguir Âncora, que parece ter sido uma “villa” frogilani, e que nas Inquirições de1258 è referida com o nome de Baltasares. Aqui cruzaremos o Forte do Cão (séc. XVII) debruçado qual miradouro, sobre o seu portinho de pesca. Atravessando a pequena ponte sobre o rio Âncora, acompanharemos ao longo da praia a linha do oceano, até chegar ao Forte da Gelfa.

Afife é já a seguir com o seu percurso dunar desde a Ínsua, percorrido em passadiço sobre elevado, que constitui um sistema contínuo que liga estas duas praias, permitindo o atravessamento do sistema dunar de forma ordenada e disciplinada e, simultaneamente, compatível com a sua dinâmica natural.

O percurso entre a praia de Afife e do Bico, passando pela praia da Arda (Mariana), poderá ser feito caminhando ao longo do extenso areal junto ao mar, ou através das veigas dos campos verdejantes.

Já na praia do Bico e logo depois na de Paço, diversos elementos de interesse, quer do ponto de vista natural, quer do ponto de vista do património construído, poderão ser apreciados tais como aprestos e o Forte de Paço, onde a paisagem é dominada, do lado de terra, pelo promontório de Montedor.

No farol de Montedor será possível observar grande parte da faixa do sítio da Rede Natura litoral Norte (A Gandra), com um conjunto de dunas bem preservadas cobertas de várias espécies vegetais características desta zona, e já entre a rebentação do mar, fiadas de muros de pedras dispostas em quadrado, que constituíam as Camboas mandadas demolir pelo estado novo, armadilhas para captura de peixe, e que funcionavam conforme o movimento das marés.

Passaremos pelas Gravuras Rupestres de Fornelos na pequena praia com o mesmo nome, com as suas Pias Salineiras, e logo cruzaremos a Praia de Carreço ao encontro do Portinho do Lumiar, pequeno porto de pesca com um pequeno quebra-mar, e um conjunto de antigos aprestos.

Caminhando novamente sobre um passadiço, cruzaremos a Praia do Canto Marinho, galardoada como Praia Dourada pelos valores ambientais que aqui se apresentam, e pelo seu carácter naturalizado e reduzido grau de infra-estruturação.
Agora a partir do Marco Branco são terras da freguesia de Areosa, outrora um importante núcleo tardo-romano, onde existia a “Igreja da Vinha”, a única paróquia de então nesta área.

Ao longo da sua orla costeira poderemos observar alguns moinhos, restos de muros de Camboas, e pelo lado nascente, entre a montanha e o mar, as veigas, que constituem um traço característico de grande parte do litoral, até atingirmos o Fortim de Areosa, mais conhecido por Castelo Velho, construido em 1701.

O passeio em cimento indica-nos que o fim está próximo e breve chegaremos à Praia Norte.

Caminhando assim ao longo da costa, pudemos verificar que mais a Norte a orla costeira é dominada na forma de estreitas praias em que o substrato é constituído apenas por godo e areia, e mais a sul é dominada pela presença forte da rocha e da pedra, sob a forma de bancos de rochedos emersos.

Introdução:

O percurso ao longo de cerca de 25 quilómetros de diversidade da orla costeira, compreendendo extensos areais, formações dunares, praias rochosas, zonas húmidas, veigas e matagais, é de uma elevada beleza paisagística, desde Caminha até Viana, passando pelo estuário do rio Minho com vista para Espanha/Galiza e terminando junto á foz do estuário do rio Lima em Viana do Castelo, cidade marinheira.

O litoral norte, onde se alongam e prolongam acolhedoras praias, marcou também profundamente a vivência dos povos ribeirinhos, que do mar tiravam o sustento e dele recebiam influências caracterizadoras que ainda continuam a dar um contributo inestimável para a riqueza etnográfica. Também o património construído que marcou a sua presença ao longo dos séculos na paisagem, apresenta-nos um conjunto de Fortes, casas de aprestos e moinhos.

A literatura tem sido, também ao longo dos anos, um veículo para muitos autores falarem da nossa região e da sua envolvência, muitas vezes com textos de muito empenho e paixão, podendo-se destacar Abel Viana, José Rosa Araújo e muitos outros.

Programa:

- 08H30 Concentração na estação de caminho de ferro de Viana
- 08H46 Partida de comboio para Caminha (Regional)
- 09H12 Chegada ao apeadeiro de caminho de ferro em Caminha
- 09H30 Inicio do percurso
- 16H45 Chegada prevista à Praia Norte em Viana
- 19H00 Lanche ajantarado num restaurante em Viana
- 21H00 Fim de actividade

As inscrições para o lanche ajantarado deverão ser feitas impreterivelmente até ao final do dia 23 (3ª. Feira)

 

Locais de passagem:

Vila de Caminha
Estuário do rio Minho
Pinhal do Camarido
Forte da Ínsua
Praia de Moledo
Forte de Vila Praia de Âncora
Foz do rio Âncora
Praia de Âncora
Pinhal da Gelfa
Forte do Cão (Gelfa)
Percurso dunar de Afife
Camboas do mar de Afife
Praia de Afife
Foz do ribeiro de Cabanas (Afife)
Praia da Arda (Mariana)
Praia do Bico
Praia de Paço (Ingleses)
Forte de Paço
Gandra de Carreço (vegetação)
Farol de Montedor
Moinhos de Montedor
Gravuras e Pedras Salineiras na Praia de Fornelos
Camboas do mar de Carreço
Percurso dunar na Praia de Carreço
Praia do Portinho do Lumiar
Praias do Canto Marinho (Dourada)
Marco Branco
Praias de Areosa
Camboas do mar de Areosa
Moinhos de Areosa (Caravela, , e )
Portinho de Vinha (Areosa)
Fortim de Areosa (Castelo Velho)
Praia Norte (Viana do Castelo)

Miguel Moreira

Vianatrilhos

Bibliografia:

ipvc.pt

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2009-06-27
Distância total linear25 km
Nº de participantes46