2007-12-15 Na Alto da Serra D'Arga

"Abaixa-te, Oh! Serra d’Arga / Q’eu quero ver S. Lourenço / Quero ver o meu amor / Acenar-me com o lenço..."

O percurso teve inicio e fim no centro da aldeia de Montaria, local escolhido para a celebração do Natal entre os elementos do nosso grupo.

Subimos a calçada da Encosta do Curral, passando na casa florestal, agora em estado de completa ruína, e seguimos até à Porta da Vila, onde foi tirada a foto de grupo, tendo como fundo esta curiosa formação granítica, continuando depois a subida até ao planalto da Serra D'Arga, onde chegamos junto da nova torre de radar.

Nunca se conseguiu apurar o significado da designação "Arga". Há quem a associe etimologicamente a palavra "Arga" a "Agra" que significa rude, áspera, selvagem, e também há a versão de que os romanos lhe chamavam Monte Medúlio, onde, diz a lenda "Eulália foge com Egica para longe do seu pai, Ervigio, Rei Visigodo em Espanha e de Remismundo, guerreiro temido, com o qual, por vontade paterna, deveria casar".

Também, conhecida por montanha santa ou montanha mágica, devido às numerosas casas de oração e eremitérios, como as Capelas de S. João e Santa Justa, às quais "os casados infecundos levavam frangos ou frangas brancas para conseguirem descendências", com a condição que tanto o galispo, como a franga não hão-de ter conhecido galadura. E é aqui, nesta serra de lendas e de muitas histórias que no próximo dia 03 de Julho, se cumpre a peregrinação anual à Nossa Senhora do Minho.

Continuamos pelo planalto da Chã Grande, dominado pelas imponentes antenas de telecomunicações, radar e complexo de torres eólicas, quais moinhos de vento alinhados no horizonte, até ao complexo da Srª do Minho.

Aí fizemos uma curta paragem para aprecias as vistas para o Cerquido, Stª Justa e todo o vale do Lima.

Iniciamos depois a descida pelo estradão alcatroado, até atingir o triho por onde fizemos a subida, tendo feito por ele a descida em sentido inverso, fazendo o regresso s S. Lourenço, com o cuida devido ao piso escorregadio, não se evitando contudo algumas escorregadelas e mesmo uma queda, que não teve outras consequências, que não um valente susto.

Esperava-nos um cozido à portuguesa e muito convívio e alegria, celebrando o fim de mais este ano de actividade.

José Almeida

Vianatrilhos

Elementos retirados da RTAM

rtam.pt

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2007-12-15
Tempo de deslocação03h 49m
Tempo parado00h 57m
Deslocação média 3,5 Km/h
Média Geral2,8 Km/h
Distância total linear13.5 km
Nº de participantes23