2007-10-13 Trilho de Sampriz - Terras da Nóbrega

Iniciamos o percurso na aldeia de Sampriz, a cerca de 6 km da sede de concelho de Ponte da Barca, junto à sede da Junta de Freguesia, na entrada para o centro da aldeia.

Começamos seguindo um caminho empedrado, que abandonamos para subir um caminho em terra batida, que separa a área de floresta dos campos de cultivo e viramos à esquerda para subir por um íngreme caminho de lajes de granito outrora usado por carros de bois.

Este trilho percorre um trecho maioritariamente de carvalhos, de onde se pode admirar a típica paisagem das comunidades pastoris de montanha.

Continuamos na direcção do lugar de Ventoselo, onde se localiza o recinto da Capela da N.ª Sr.ª do Livramento.

Fizemos a visita ao seu interior, tendo depois aproveitado uma curta pausa para descanso e para observação da paisagem circundante.

Seguimos depois para o Castelo de Aboim, tendo subido pelo trilho de Livramento até ao seu topo, onde nos esperava uma espantosa paisagem, que apreciamos demoradamente – Um deslumbramento!

Aproveitou-se para a tradicional foto de grupo, desta vez apressada pelo ataque cerrado de uma nuvem de insectos, que obrigou a uma fuga generalizada de todos.

“Este castelo medieval, do qual apenas restam as fundações, situa-se no topo do majestoso monólito, num local estratégico que goza de uma excelente visibilidade, dominando por completo a paisagem e “vigiando” o nosso percurso por Terras da Nóbrega.”

Para a visita ao castelo saímos do percurso assinalado, tendo-o reencontrado mais abaixo, continuando a descida até um carvalhal, onde fizemos a nossa pausa para almoço.

Descemos depois um caminho bordeado por belos carvalhos, que nos levou ao pequeno lugar da Granja do Velho.

A descida continuou por um belo bosque de carvalhos, tendo desaparecido a sinalização muito deficiente, o que obrigou a alguns enganos e correcções, sempre inoportunos.

Depois de cruzar a linha de água continuamos subindo um interessante trilho, que a bordeja, até à EN 531, que cruzamos para continuar uma íngreme subida.

Aí nova pausa para dar um dedo de conversa com um lavrador, que passeava o seu gado, tendo-nos dado conta do agrado em ver gente estranha em local tão pouco utilizado, aproveitando para nos contar histórias do seu já longínquo tempo de tropa nas colónias, já que teria sido uma das suas poucas saídas da aldeia.

Este caminho continua pelo meio de densa vegetação, autêntico túnel no meio de mato e giestas, que nos dificultou bastante a progressão e obrigou a trabalhos de limpeza e algumas arranhadelas.

Desembocamos mais abaixo novamente na EN 531, finalizando pouco depois na Junta de Freguesia, depois de mais um dia bem passado.

Uma nota para referir a fraca marcação do percurso, que apresenta lacunas graves, talvez motivadas pelo desaparecimento da sinalética em alguns locais chave para a orientação de quem o procura.

José Almeida

Vianatrilhos

O texto teve por base a descrição do percurso - Trilho de Terras da Nóbrega - Valimar

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2007-10-13
Tempo de deslocação03h 30m
Tempo parado03h 00m
Deslocação média 3,8 Km/h
Média Geral2,1 Km/h
Distância total linear13.1 km
Nº de participantes24