2007-02-24 Marcha do Cozido à Portuguesa

O mote era o Cozido à Portuguesa, mas o aquecimento foi um passeio em volta de S. Lourenço, que nos obrigasse ao esforço necessário, para abrir o apetite para o repasto que nos aguardava.

O dia estava cinzento e pouco convidativo, mas lá fomos, convencendo os mais temerários, com a ameaça de que quem não participasse no passeio, não teria direito à partilha da refeição, o que acabou por servir de estímulo extra.

Começamos no largo da Igreja de S. Lourenço da Montaria, descendo depois até ao parque de merendas, para seguir depois junto ao rio, na direcção de Espantar, onde pudemos apreciar o conjunto de moinhos de água.

Voltamos depois um pouco atrás, para descer o vale, na direcção de Trás-Âncora, que cruzamos, subindo depois para a capelinha de S. Mamede.

Aí fizemos uma pausa para retemperar as forças e esperar que a chuva abrandasse, de modo a nos permitir continuar a subida até ao cruzamento do caminho florestal, já nosso conhecido das romarias Do S. João D’Arga.

Descemos pela Encosta Branca, rodeando o Outeiro das Cabras, regressando pouco depois ao parque de merendas e logo a seguir a S. Lourenço da Montaria.

Como ainda era cedo, continuamos para a 2ª parte do percurso, a mais bela mas dura, que nos levou até aos moinhos recuperados e ao Fojo do Lobo de Paruzelos.

A vista que se nos deparou para S. Lourenço valeu todos os esforços, e até as quedas, já que o tortuoso trilho oferecia dificuldade acrescida, pois as pedras estavam muito escorregadias e o perigo espreitava.

A descida fez-se com cuidados redobrados, tendo os mais aflitos seguido a direito e os mais calmos seguido pelo trilho marcado, que nos conduziu ao Largo da Igreja, onde nos esperava o repasto.

Depois de uma pausa de preparação, lá passamos à sala, onde desfrutamos o tão aguardado Cozido à Portuguesa, de carnes bem caseiras, ponto alto deste triste dia de Inverno, que acabou em beleza perante a farta refeição.

 

José Almeida

Vianatrilhos

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2007-02-24
Tempo de deslocação03h 17m
Tempo parado00h 50m
Deslocação média 3,3 Km/h
Média Geral2,6 Km/h
Distância total linear10.9 km
Nº de participantes33