2002-11-16 Marcha ao Norte de Stª Luzia

Este percurso teve o seu início no Lugar da Costa, freguesia de Outeiro, junto à capela de S. Miguel.

Subimos na direcção da casa do guarda de Mezieiro, onde fizemos um pequeno descanso da copiosa chuvada que entretanto se abateu sobre a encosta norte da serra de Stª Luzia.

Continuamos depois pela encosta do Covelo, com as suas belas vista para o vale do Rio Âncora, meio escondidas pela neblina e pelo tempo ameaçador que continuava a fazer-se sentir.

Descemos até ao estradão florestal de Stª Luzia, onde pudemos apreciar, numa aberta, as vistas para Vila Praia de Âncora.

Continuamos até à casa do guarda da Srª da Cabeça, inflectindo depois à direita, por onde descemos até ao lugar do Ermelo. Seguimos depois para o santuário da Srª da Cabeça, onde nos esperavam alguns companheiros e fizemos a merecida pausa para reabastecimento.

Regressamos cruzando as poldras do Rio do Poço Negro, subindo depois para o alto da Cateosa, na direcção do Moinho da Laje.

Tomamos depois um trilho do interior, onde pudemos apreciar os belos azevinhos, seguindo na direcção da campo de futebol da Costa, completando pouco depois a marcha.

O dia findou na SIRC com um magusto regado com água-pé.

José Almeida

Amigos da Chão

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2002-11-16
Distância total linear15.9 km
Nº de participantes21