2002-05-04 Pelos Prados do Gerês

Iniciamos na Casa Florestal da Portela do Leonte este percurso de cerca de 17 Km.

Subimos através de um estreito trilho ziguezagueando até aos “Prados de Mourô” com o seu abrigo , onde fizemos uma curta paragem para apreciar as vistas e reganhar as forças dispendidas na subida.

A 2ª etapa foi a subida para o “Alto do Borrageiro”, local em que a vista se perde pela serra e onde pudemos observar todo o encanto desta bela serra do Gerês.

Descemos através da “Lama de Borrageiro” e logo depois pela trilho da “Lomba de Pau”, atingindo um local de descanso nos “Prados de Conho” (cabana abaixo) onde naturais se encontravam a plantar novas árvores.

Continuamos cruzando o ribeiro do “Porto das Vacas”, onde a companheira Manuela se viu em apuros, já que se descuidou por instantes e acabou por dar uma queda na ribeira. Nada de grave, mas que obrigou a fazer o resto do percurso com a roupa húmida e lamacenta.

Passamos depois junto da “fonte dos Caçadores”, já com o “Alto das Albas” bem perto.

Finalmente alcançamos o abrigo dos “Prados da Messe” situado num imponente vale Glaciar, local em que o silêncio da serra nos envolve num ambiente de sossego.

Foi nos prados da messe que fizemos a troca de farnéis e, após um breve repouso, rumamos para norte, passando pelos “Prados Coveiros”, tendo pela nossa esquerda os picos das Albas.

Descemos depois pelo escarpado da encosta do ribeiro de Monsão até atingirmos a mata de albergaria.

Ainda houve tempo para espreitarmos o centro de Recuperação de Aves Selvagens, a “Mata de Albergaria” com os seus belos recantos, e finalizamos na Casa Florestal da “Portela de Leonte”

Miguel Moreira

Amigos da Chão

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data2002-05-04
Distância total8 km
Nº de participantes13