2018-02-18 Escapadela a Vinhais - Dia II

Parque Biológico de Vinhais - Chaves

A noite no Vinhais Hotel decorreu sem sobressaltos, mas na manhã seguinte os mais atrasados tiveram a desagradável surpresa de um banho bem frescote, que tonificou os músculos para a jornada prevista para o Parque Biológico de Vinhais.

O dia soalheiro convidava ao passeio, pelo que fizemos com toada a calma o percurso circular que contorna o Parque Biológico e que tem como destaque o denso carvalhal na fase inicial e o paradisíaco enquadramento da barragem de Prada, onde tiramos a foto de grupo.

Após uma curta pausa seguimos para Chaves, com paragem na Pedra Bolideira, que embora pese várias toneladas é capaz de se "bolir" num movimento oscilatório, com um empurrão de qualquer pessoa. O pessoal gostou e fartou-se de empurrar a pedra, primeiro do lado errado, mas depois acertaram com o certo e... é um facto! A pedra boliu mesmo! Pouco... mas boliu!

Havia que seguir pois aguardava-nos mais uma refeição, desta vez no restaurante “Flávia" em Chaves. E que refeição!

Taxos e mais taxos esmaltados de entradas e acepipes variados!

Tanto taxo e taxinho que quando chegou a Posta já pouco espaço havia para preencher!

Foi um esforço tremendo dar saída a tamanha provação, mas com a música de fundo ao vivo e os cantares mais ou menos afinados do patrão, a coisa lá foi indo e a posta tomou rumo.

A muita cantoria e conversa atirou a hora de saída para as 16:00, encurtando o tempo para o passeio previsto, que se fez "ao ralanti", pois era custoso andar depois de tanta comida... e bebida.

Mas vistamos o que de mais importante havia para ver em Chaves, numa  serena tarde de inverno, já com a noite a cair sobre nós.

Comprados os pasteis e os folares certificados havia ainda o regresso a Viana, de sono para uns e conversa para outros, depois de mais um belo dia de passeio.

Uma última mas merecida palavra de agradecimento ao Pimenta que brilhou na ideia e concretização deste passeio, bem acompanhado pelo Miguel, que com a sua calma e bom senso acompanhou meticulosamente todos os pormenores organizativos, tendo sido cumpridos todos os objetivos e apertados horários.

Parabéns. Ficamos à espera do próximo evento.

 

José Almeida
Vianatrilhos

 

Album Fotográfico