2017-07-01 Trilho do Penedo do Macaco

Encerramento de Época : Cunha / Paredes de Coura

 

Á semelhança daquilo que vem acontecendo todos os anos por esta altura, o VianaTrilhos interrompe a sua atividade. As altas temperaturas associadas ao perigo de incêndio, as férias em família convidando mais para a beira-mar, são mais que motivo para este interregno.

Para percurso final de época o local escolhido foi o grande carvalhal de terras de Coura, mais propriamente entre as freguesias de Cunha e Roriz, local aprazível pois que quase sempre estivemos protegidos pela sombra do arvoredo.

Depois de partirmos de Viana, passamos pela Labruja para deixar á sombra os “farnéis” e rumamos ao inicio do percurso.

Iniciamos este percurso junto ao campo de futebol de Cunha, na estrada que liga a Infesta através da paisagem agrícola das “Terras de Coura” onde a água esteve quase sempre presente, quer movimentando-se nas levadas, passando pelos moinhos, quer armazenada nas poças de rega, ou descendo pelos lameiros, através de pequenos regos.

Depois de atravessarmos o asfalto, iniciamos a subida para o cabeço de Montuzelo, á procura do Penedo do Macaco, que dá o nome a este trilho. A subida não foi longa, havendo oportunidade para se poder observar a paisagem agrícola e ao longe a encosta menos protegida da serra D’Arga, o alto de Santo Antão já em Caminha e Santa Tecla já em La Guardia.

Já no alto bem tentamos desvendar o dito macaco, mas o mesmo não se mostrou. Continuamos pelo cimo fazendo um desvio na direção de Roriz, descendo a encosta por um caminho em muito mau estado pela erosão, o que obrigou a grandes cautelas. Depois de contornarmos as primeiras casas, continuamos por um caminho rural, onde nos apareceu a primeira levada.

Atingida a ponte do Pinheiro, iniciamos uma curta subida, abandonando aquele caminho caminhando por uma levada, que nos fez passar por dois velhos moinhos. Mais adiante apanhamos o trilho do PR14 caminhando durante algum tempo através do mesmo. Evitamos a estrada alcatroada, abandonando o PR, e passamos na Ponte da Rabuda onde junto pudemos visitar um velho engenho de serrar e moinho. Uma pequena cancela facilitou o acesso. Continuamos por caminhos rurais, para as poldras das Lages Altas, atravessando um bosque magnífico, com freixos e aveleiras, entre carvalhos, azevinhos, loureiros e castanheiros.

Aqui chegados às Lages Altas, o belo local foi aproveitado para uma pausa, aproveitando também para se tirar a foto de grupo. Atravessando as poldras, seguimos através de uma levada, passando depois em zonas de lameiro, onde cruzamos com um grupo de populares que de sachola às costas se dirigiam para a limpeza comunitária das levadas, pois há que fazer chegar a água aos campos de milho, feijão, batata e outros bens essenciais para a sua subsistência. Esta oportunidade foi aproveitada para uma troca de palavras.

Continuamos e um pouco mais á frente atingimos a capela de Roriz, pronuncio de fim de caminhada e progredimos através dos caminhos do lugar de Rua e iniciamos uma pequena subida para se atingir o final do percurso.

Rumamos depois então até á Labruja onde na casa do casal dos anfitriões Pimenta e Aurora se realizou o Picnic convívio.

Não vou aqui dizer se correu bem ou mal, deixo essa análise ao critério de cada um dos participantes. Por mim foi excelente, tendo sido um encerramento de época em pleno. As conversas foram decorrendo de forma animada, com tempo para quem quis dar mergulho.

Neste tipo de organização de convívios há sempre uns mais sacrificados, mas tudo foi feito de boa vontade. No entanto não podemos aqui deixar de manifestar o nosso apreço ao casal anfitrião Pimenta e Aurora que tão bem nos souberam receber.

Mais palavras para quê? Cada um dos presentes fará com certeza a sua apreciação.

Já a tarde ia avançada quando se tratou de tudo arrumar e limpar, pois havia que regressar a casa.

Para Setembro haverá mais!

Para todos, boas férias.

 

Miguel Moreira

Vianatrilhos

 

Dados do percurso

Informação sobre os aspetos mais significativos:

Data 2017-07-01
Hora de início 09:44
Hora do fim 13:29
Tempo total do percurso 3h 45m
Velocidade média deslocação 4.08 km/h
Distância total linear 9.25 km
Distância total 9.59 km
Nº de participantes 28